ARLA/CLUSTER: Um asteróide de 1 metro de diâmetro passou “raspando” a Terra

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Terça-Feira, 15 de Fevereiro de 2011 - 13:42:22 WET


2011 CQ1: Esse passou perto

A notícia correu o mundo. Um asteróide de 1 metro de diâmetro passou “raspando” a Terra no dia 4 de fevereiro. Segundo a NASA, o asteróide 2011 CQ1 passou a apenas 2.480km da superfície do planeta.

Este é um recorde histórico. O asteróide "tirou tinta" da Terra em uma área sobre o sul do Oceano Pacífico. Se tivesse sido detectado antes, a probabilidade de colisão teria sido calculada próxima aos 100%.
 
O recorde anterior havia sido registado em 2004 – mas o 2004 FU162 passou a mais 6.400 quilómetros da superfície do planeta.

E a aproximação inédita gerou também um outro fato inusitado: ao passar pela Terra, o asteróide fez a curva mais fechada que os astrónomos já haviam registado para um corpo celeste.

Como era muito pequeno e passou muito perto, a gravidade da Terra exerceu uma influência forte o suficiente para alterar completamente sua órbita, fazendo-o virar à esquerda em 60 graus. 

A curva foi tão fechada que foi suficiente para mudar a categoria do asteróide.

"Antes da recente aproximação com a Terra, este objeto estava na chamada órbita de classe Apolo, que fica na maior parte do tempo fora da órbita da Terra," explicaram Don Yeomans e Paul Chodas, do Programa NEO (Near-Earth Object: objetos próximos à Terra).

"Depois da aproximação, a atração gravitacional da Terra modificou a órbita do objeto para uma órbita classe Atenas, quando o objeto passa a maior parte do tempo dentro da órbita da Terra," explicaram os astrofísicos. 

Fonte: Luciano 'Luc' Moreira (PY8AZT) em DXBrasil.


Sobre o autor Luciano 'Luc' Moreira.

Eu sou o Luc, PY8AZT. Ingressei no radioamadorismo em 1992, e sempre de dediquei ao DXismo e competições de rádio. Sou natural de Castanhal-PA, mas desde 2006 vivo em Fortaleza, onde opero como PT7AG. Frequentemente opero na estação de contest do Fortaleza DX Group PW7T. 

Sou administrador do Portal DXBrasil há 6 anos e dedico parte do meu tempo alimentando o site com informações, notícias e artigos de interesse da comunidade radioamadorística brasileira. 

Se você gostou desse artigo, deixe um comentário...no Portal DXBrasil.



Mais informações acerca da lista CLUSTER