ARLA/CLUSTER: Repetidores

ct1ewa ct1ewa gmail.com
Terça-Feira, 8 de Fevereiro de 2011 - 15:04:04 WET

Boa tarde

O assunto “repetidores” leva-me a dar conhecimento da  minha opinião sobre o
assunto, graças a alguns comentários e manifestações públicas, que em alguns
casos são na minha avaliação, incoerentes.

Diz o adágio popular: que “quem não tiver telhados de vidro que atire a
primeira pedra”.

Eu tenho-os mas ….!

Recordo que em determinado momento antecipando o novo projecto de
regulamentação dos repetidores e o novo regulamento para radioamadores, a
ARAL lançou o desafio ao debate inter-associativo destes dois temas de
relevada importância.

O resultado do desafio foi nulo, não foi manifestado interesse…

Surgiu o novo plano de repetidores e todas as associações activas, “vivas” e
“moribundas” para além das formadas à pressa, avançaram a solicitar o
licenciamentos de repetidores, ao abrigo da nova legislação para estes.

Na minha modesta opinião, fomentou-se o licenciamento de repetidores, sem se
respeitar os que já existiam em funcionamento, no caso da ARAL há mais de 25
anos.

No que respeita à ARAL, chegou a ANACOM à conclusão que o R2 dos Candeeiros
não tinha espaço (célula) para existir, pois na frequência/célula atribuída
e nas limitrofes, existe em todo o distrito uma portadora com o sinal áudio
da Tv Cabo !!??

Assim o repetidor de VHF da ARAL localizado na Serra dos Candeeiros,  após
“andar” em funcionamento numa série de frequências em testes  por indicação
da ANACOM, foi licenciado na célula atribuída ao RV49, 12,5Khz acima do
repetidor instalado na Serra da Estrela!

Facilmente se poderá aquilatar das interferências que um faz ao outro em
determinas zonas do distrito!

A ARAL apercebendo-se da embrulhada que se proporcionava e pela solicitação
desregrada de licenças por outras associações, após obter a licença de outro
seu  repetidor localizado na Barreira em Leiria, de imediato solicitou a
anulação da licença e desligou o repetidor independentemente de este contar
largos anos de utilização.

Tenho lido nos últimos tempos, críticas ferozes à instalação de repetidores
DSTAR e dos ligados às conferências de EcholinK. Mas será que estes
repetidores não cumprem a legislação ou as recomendações da IARU para a
região 1?

Sendo o  DSTAR e o Echolink reconhecidos pela IARU os radioamadores que
pretendem fazer uso deste, não terão esse direito?

No meu entender têm e como em tudo só escuta quem quer: os rádios têm VFO ou
comutador de frequências, por isso é só saltar dessa frequência ou no caso
de existir no equipamento, utilizar a função “SKYP”.

Pessoalmente, embora tenha registo há mais de uma dúzia de anos no echolink
e por vezes o utilize, fui dos que votei contra a instalação de um repetidor
ligado a uma conferência de Echolink na minha associação, pois mantenho
algumas dúvidas sobre a qualificação deste modo. No entanto a sua instalação
e activação não condiciona de modo nenhum o meu julgamento sobre este
assunto, bem como o apoio à ARAL no cumprimento do aprovado pelos seus
órgãos sociais e associados.

A demora do legislador em legislar sobre alguns modos de emissão por
radioamadores em Portugal, traz inconvenientes à correcta instalação de
repetidores DSTAR, Echolink e link’s, bem como nodes de APRS, urgindo por
isso e pela forma legal incentivar a ANACOM a legislar sobre o assunto.

Faço votos que a ANACOM não ceda a interesses corporativos, como me parece
que está a ceder nomeadamente no caso do APRS, e legisle para que não
apareçam link’s de echolink nos 144,300mhz como já apareceram no nosso
distrito e acima de tudo que se acabem os link’s, nodes, etc… em nome
individual.

Para finalizar e porque alguns dos radioamadores que mais protestam sobre o
plano de repetidores, foram dos que promoveram a instalação de repetidores
que em média anualmente não têm 24horas de uso/ano, é meu entendimento que
seria coerente estes promoverem o anulamento das licenças desses repetidores
e a sua desconexão.

Não coloco em causa o direito ao associativismo, ao direito de as
associações instalarem os seus equipamentos e de estes terem muito ou pouco
uso, mas sim a coerência dos intervenientes na discussão.

Sejamos coerentes…

73’s e boas actividades

CT1EWA - Paulo Nuno F.R.Santos

EPC#5619 * 30MDG#1693  * DMC#3521  * ARAL#37 * REP#995

Apartado415 *2430-905 Marinha Grande * Portugal