ARLA/CLUSTER: Controlador para rotor

Gomes ct1hix sapo.pt
Segunda-Feira, 7 de Fevereiro de 2011 - 21:40:26 WET

Boas
Eu tenho um...
Simplesmente funciona!

73 Gomes CT1HIX
  ----- Original Message -----
  From: Antonio Matias
  To: cluster  radio-amador.net
  Sent: Monday, February 07, 2011 6:17 PM
  Subject: ARLA/CLUSTER: Controlador para rotor

  Boas.
  Há uns tempos para cá, comecei um pouco mais a sério a actividade EME
  As condições não são nada do outro mundo, mas já vai dando para brincar.
  Tenho 2 antenas com 3 WL enfasadas e uma GI7b no PA, 10m de Echoflex 10.  Full-elevation.
  A minha primeira grande dificuldade foi acertar com o tiro na Lua.
  Tenho um rotor com elevação da Kempro, mas a indicação das agulhas  não é 100% correcta e perdia muitos QSO por falta de rigor
  no tiro.
  Decidi comprar um controle automático , dos que são controlados pelo PC, assim poderia estar descansado em relação às antenas e poderia focar-me no QSO.

  Tinha visto em Fredichshafen o colega René a vender uns Kits muitos giros, com belíssimo aspecto e nem eram caros.
  Agora decidi comprar-le Kit ERC-3D na loja online.
  Chegou em 4 dias, num serviço de mail rápido com traking number.
  Na caixa vinham todas as peças, manuais e um CD com software e todas as informações de montagem.
  A montagem em si, não é difícil, mas é algo perigosa, pois a placa mão não tem silk-screen, o que dificulta a localização aonde por os componentes.

  A montagem correu bem, no mesmo dia ficou a funcionar.
  Carregado o software, alinhado e calibrado o rotor, eis que está a funcionar que é um regalo.
  Trabalha com qualquer software com protocolo Yaesu, GS232b,  Orbitron, Hamradio Deluxe,  PSTrotator etc.

  Recomendo aos colegas interessados que queiram  fazer Satélite ou EME  deêm uma olhadela neste produto.
  Vale bem a pena.
  http://www.schmidt-alba.de/English/english.html

  --
  António Matias