ARLA/CLUSTER: Qual é o maior sufixo que conhecem.?

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 4 de Fevereiro de 2011 - 16:25:07 WET


De acordo com o Regulamento das Radiocomunicações, todas as emissões do Serviço de Amador devem ter identificação (RR19.4 e RR19.5), que poderá ser em fonia (RR19.9) ou em Código de Morse (RR19.10).

Essa identificação é conseguida através da consignação, por uma administração, de um indicativo de chamada à estação, a partir da lista de séries de indicativos de chamada adjudicados a cada administração publicada no Apêndice 42 do RR. Para a administração portuguesa estão previstos indicativos em que os três primeiros caracteres (prefixo) vão de CQA a CUZ. 

No caso específico das consignações de indicativos de chamada a estações do Serviço de Amador sob administração portuguesa, de acordo com o RR19.68 com a revisão dada pela WRC-03, deve ser seguida a seguinte regra de formação - dois caracteres e um algarismo (prefixo), seguido de um grupo contendo até quatro caracteres, o último dos quais deverá ser uma letra (sufixo).

A WRC-03 introduziu um novo RR19.68A onde se estipula que, em situações ocasionais e temporárias, as administrações podem consignar indicativos de chamada onde o limite de quatro caracteres no sufixo pode ser ultrapassado (os ICE).

Assim sendo, de um modo geral, estão disponíveis para as estações do Serviço de Amador sob administração de Portugal os seguintes prefixos: CQ0 a CQ9, CR0 a CR9, CS0 a CS9, CT0 a CT9 e CU0 a CU9.

Fonte: ICP-ANACOM

Querem um bom exemplo daquilo que actualmente conheço como o maior n.º de caracteres num indicativos de chamada onde o limite de quatro caracteres no sufixo pode ser ultrapassado em situações ocasionais e temporárias;

- Até 31 de Dezembro de 2011, vai estar activo nas bandas de 160, 80, 40, 20, 17, 15, 12 e 10 metros o indicativo ON65SUSKEENWISKE ( ver em http://www.qrz.com/db/ON65SUSKEENWISKE )


João Costa, CT1FBF




Mais informações acerca da lista CLUSTER