Fwd: Re: ARLA/CLUSTER: Conectores DC ???

Julio Cesar jc sapo.pt
Terça-Feira, 1 de Fevereiro de 2011 - 14:38:34 WET

Viva colega Gomes

Penso que a ideia das bananas, talvez não seja das melhores, porque mais
tarde ou mais cedo vai acabar por ter maus contactos, sobretudo nos
terminais onde as correntes sejam maiores.

Eu, depois de ter sofrido anos, arranjei um sistemaque acabou com os
maus contactos provocados pelos vários tipos de fichas que fui
experimentando.

Comprei uma vara de varão roscado de Inox M6 e umas porcas e anilhas do
mesmo material   ( em qualquer AKI ), mais uma boa dose de terminais
redondos de 6mm ( em qualquer casa de artigos para automóveis ).

Do varão roscado cortei dois bocados com 7cm.

Também cortei um bocado de uma velha tábua de bifes - para servir de
isolador - e fiz-lhe 2 buracos de 6mm,  apertei-lhe bem os varões
roscados com uma porca de cada lado e liguei-os com cabo de bateria à
minha fonte geral de 60A.

Na parte que sobrou dos varões, vou enfiando os terminais que monto nos
cabos de alimentação dos aparelhos que vão chegando e desta forma tenho
sempre espaço para mais. A seguir, umas anilhas e umas porcas a apertar
todo o conjunto e tudo fica a fazer bom contacto independente do tempo e
das correntes que por lá passem.

Ficou a ideia e aí vai uma imagem. Não fica muito bonito, mas trabalha
muitíssimo bem e, com não é ( não era !! ) para tirar o retrato... ...

73 e um abraço do

CT1BWI

*Julio Cesar*

*http://www.aerodromo-cascais.pt*