RE: ARLA/CLUSTER: Comunicações de Emergência Noruega

César Fonseca ct2hwp hotmail.com
Quarta-Feira, 28 de Dezembro de 2011 - 17:26:01 WET

Boa tarde

Caros colegas

Já há varios dias que o tema das comunicações de emergência anda por aqui no fórum.
Li muitos comentários e posso dizer que no geral concordo com quase tudo.
Apenas quero dizer uma coisa.
Quando á uns anos  a Protecção Civil brindou as Associações de Radioamadores com Icom´s 706 através de assinaturas de protocolos eu ainda acreditei que os Radioamadores ainda iriam ter algum realce na protecção civil deste País.
Acontece que tudo não passou de uma fase,pois os governos mudam e as pessoas que estão á frente de certos departamentos também mudam e normalmente a obra que o substituido fez é para desfazer.
Conforme muitos Colegas ligados ás Associações, também eu, estive ligado e fui Presidente de uma das Associações de Coimbra no qual ajudei e trabalhei muito para os Sigex e após os mesmos, tudo morreu.
No CDOS de Coimbra nunca consegui montar as antenas de HF,Vhf/Uhf afim de colocar os equipamentos do Cdos a funcionar ou seja um Kenwood Ts-480 Sat e um Kenwood dual band. Consegui levar o chefe dos operadores do Cdos de Coimbra ( CT2IUP ) a fazer exame de radioamador juntamente com o meu filho e nem assim as coisas foram para a frente.
De certeza que esses equipamentos ainda estão por lá " às moscas".
A minha experiência diz-me que os responsáveis dos Cdos só se lembram dos radioamadores pouco antes dos exercícios acontecerem e é se houver ordens superiores para os radioamadores serem contactados.
Sem isso somos ignorados. Acabei por me inscrever como voluntário de protecção civil na qualidade de radioamador e nunca até hoje recebi qualquer correio electrónico da ANPC com a divulgação de eventos ou outra qualquer treta.
Por todos esses motivos digo que se houver alguma catástrofe poderão contar comigo, agora como, logo se verá já que este País é o Portugal do improviso e das promoções sociais. O resto é treta.
Espero não ter ofendido ningúem e apenas escrevi aquilo que me vai na alma.
Aproveito para desejar a todos os Colegas um Bom Ano de 2012.
Cumprimentos
César Fonseca / CT2HWP