ARLA/CLUSTER: Eu tambem acho que se devia fazer um exame pratico

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Segunda-Feira, 26 de Dezembro de 2011 - 22:44:27 WET

Caro Eduardo Arraia,

Para mim um radio-amador é um radio-amador e é (ou deveria ser)!
sempre mais que isso, pois do Regulamento das Radiocomunicações é
parte integrante o conhecimento dos sinais de perigo, urgência e
segurança e forma da sua utilização.

Perguntas tu:

"Porque é que um radio-amador tem de saber fazer um chamada de
emergência ou urgência?

Para que serve um radio-amador saber fazer uma chamada de emergência
ou urgência?

O radio-amador teve alguma formação em chamadas de emergência ou urgência?

O radio-amador vai fazer uma chamada de emergência ou urgência com
quem ou para quem?

O radio-amador sabe distinguir uma chamada de emergência de uma
chamada de urgência?"

Resposta Actual:
Anexo 1
Matérias dos exames de aptidão para as categorias de amador 1, 2 e 3
(n.º 2 da Parte II-B dos “Procedimentos aprovados pelo ICP-ANACOM)

Descrição detalhada das matérias de exame da Categoria 3

PARTE B - Regulamentos e procedimentos nacionais e internacionais de
operação (continuação)

SINAIS DE PERIGO INTERNACIONAIS, COMUNICAÇÕES DE EMERGÊNCIA E
COMUNICAÇÕES EM CASO DE CATÁSTROFES NATURAIS

Sinais de perigo
- radiotelegrafia ...---... [SOS]
- radiotelefonia "MAYDAY"
- uso internacional das estações de amador em caso de catástrofes nacionais
- faixas de frequências atribuídas aos serviços de amador e de amador
por satélite

Resposta quando fizeste exame:

ANEXO I

Matérias de exame de aptidão de amador

As provas de exame de admissão para as diferentes categorias de amador
são constituídas pelas matérias discriminadas no presente anexo s de
acordo com a seguinte correspondência:

1 - Categoria C

1.1 - Legislação e segurança (prova escrita) :

a) ..................

b)....................

c) Regulamento das Radiocomunicações, nomeadamente limites admissíveis
de tolerância de frequência, largura de faixa ocupada, classes de
emissão, intensidade máxima admissível das harmónicas e outras
radiações não essenciais, sinais de perigo, urgência e segurança e
forma da sua utilização;

João Costa (CT1FBF)

ARLA/CLUSTER: Eu tambem acho que se devia fazer um exame pratico
Eduardo A. arraia e2mec.com
Segunda-Feira, 26 de Dezembro de 2011 - 21:31:17 WET

Boas,

Realmente um assunto deveras complexo!! E penso que não haverá método
eficazes por muito que se tente... Mas tenham lá calma…

Está-se aqui a fazer alguma confusão com o radio-amador e outras classes
inclusive profissionais como protetor civil ou radio técnico!!

Um radio-amador é um radio-amador e não mais que isso!! Eventualmente e a
titulo de exemplo poderá haver muitos radiotécnicos e bombeiros que são
radio-amadores mas…

Mas agora pergunto eu:

73

Eduardo A.