ARLA/CLUSTER: 3 factores para o aumento dos radioamadores nos E. U. A.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quarta-Feira, 21 de Dezembro de 2011 - 13:27:45 WET


Caros Colegas,

Segundo a ARRL neste momento os Estados Unidos estão a viver, a sua já baptizada, "idade de ouro" do radioamadorismo naquele pais. 

Nos últimos 5 anos foram licenciados quase 40 000 novos radioamadores, estando actualmente concedidas mais de 700 314 licenças. Um recorde absoluto nunca antes registado na sua história. Para se ter uma ideia da progressão, em 2005 existiam já 662 600 radioamadores nos Estados Unidos da América.

A American Radio Relay League (ARRL)  aponta que este incremento se deve fundamentalmente a 3 factores:

1.º Chegada ao radioamadorismo de grupos vocacionados e dedicados à protecção civil, fundamentalmente na área  das comunicações de emergência, que vêm do  importante reconhecimento publico dos cidadãos norte-americanos  pelo apoio imprescindível que estes dão local, regional e mesmo a nível nacional, em caso de catástrofes ou desastres. O furacão Katarina e o ataque terrorista de 11 de Setembro, são disso grandes exemplos, tendo sido inclusive louvados publicamente pelos diferentes Presidentes da nação. 

2º Existe uma percentagem muito significativa de novos radioamadores que tem mais de 60 anos de idade e que estando muitos deles já reformados, encontrando no radioamadorismo um passatempo, assente num são convívio entre operadores e uma grande utilidade para a sociedade, minorando assim os efeitos nefastos da sua possível solidão.

3º Por ultimo e não menos importantes, os jovens, que encontram aqui um meio que já havia fascinado antes os seus pais e avos. Neste caso não é de  estranhar as diversas iniciativas dentro genericamente daquilo que se pode considerar o  radioamadorismo em ambiente escolar, como sejam os contactos com os diversos astronautas na ISS que lhes deixa sempre uma forte impressão.  Também não menos importante é o rádio-escutismo que tem todos os anos entre outros eventos,  o JOTA,  uma festa e lhes dá a conhecer as múltiplas possibilidades que lhe são oferecidas neste passatempo.   

Isto tudo tem provocado um aumentos generalizado nas vendas dentro do mercado norte-americano dedicadas aos equipamentos e acessórios  para o radioamadorismo. 


João Costa (CT1FBF)




Mais informações acerca da lista CLUSTER