ARLA/CLUSTER: Carrregar telemoveis indo buscar energia a ondas electromagnéticas

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Terça-Feira, 20 de Dezembro de 2011 - 13:25:48 WET


E se de repente não precisasse de carregar o seu telemóvel? As ondas de radiofrequência, que usamos para ter acesso à internet, falar ao telemóvel ou ver televisão, podem ser usadas como fonte de energia, substituindo pilhas e baterias. Dois projectos dinamizados no Instituto de Telecomunicações de Aveiro sobre esta matéria foram inclusivamente premiados. Estando ainda no campo conceptual, era um enorme passo para o futuro.

O desafio Fraunhofer Portugal Challenge foi posto a alunos e investigadores das universidades portuguesas pelo centro de investigação AICOS da Fraunhofer, instituição alemã de investigação e desenvolvimento científico, tendo a Universidade de Aveiro apresentado 26% dos projectos candidatos.

Com 2 mil euros e como vencedor da categoria «mestrados» ficou Ricardo Fernandes, cuja dissertação e proposta consiste na criação de um pequeno dispositivo de comunicação sem fios que consegue funcionar sem bateria, indo buscar energia a ondas electromagnéticas. Esta tecnologia, aplicada a aparelhos de maiores dimensões e que usamos no dia a dia (como telemóveis ou computadores), poderá evitar o uso de baterias, no que seria uma grande inovação tecnológica. O trabalho tem a supervisão dos professores Nuno Borges de Carvalho e João Nuno de Matos.

Fonte: Jornal digital da Universidade de Aveiro
 
 





Mais informações acerca da lista CLUSTER