Re: ARLA/CLUSTER: Todos têm?

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sábado, 17 de Dezembro de 2011 - 18:52:51 WET

*Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal*

 *Warning*
*Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. *
*
*
*Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para
transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line"
à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize
tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.*

2011/12/17 Sergio Oliveira <covairia  gmail.com>

> Olá pessoal: gente de festa e gente séria, pessoal impecável e pessoal
> sempre bem, radioamadores afincados e radioamadores tolerantes.

Boa noite prezado colega Sérgio...Que a paz esteja consigo!

> Estamos preparados para se um dia for necessário usar uma bateria no shack,

É só desligar da fonte de alimentação e ligar à bateria. Acho que todos
conseguem fazer uma operação dessas. Se não conseguirem fazer isso não
merecem pegar num microfone.

> um cross-band ou um papagaio em móvel e colocar uns portáteis no terreno?

Ainda bem que não é assim tão fácil colega Sérgio. Papagaios não se
utilizam que eu saiba nas bandas de amador. Existem alguns, completamente
ilegais nos 446MHz, vulgo PMR, e se calhar tambem nos 27MHz mas apenas  até
a ANACOM não se chatear com essas brincadeiras. Quanto ao cross band só
mediante autorização prévia da ANACOM e por curtos periodos experimentais.
Tudo isto em móvel é proibido.

Sabemos colocar os nossos radios em cross-band? Temos as nossas pilhazinhas
> recarregáveis a funcionar e carregadas?

Em caso de necessidade, e se devidamente autorizado, sempre existe um
manual de instruções para ler.

> Os nossos bandas-baixas estão a funcionar em 80/10/20/10?

Bandas baixas?...talvez queira dizer transceptores de HF ou de ondas
curtas...Será?

> Se houver alimentação para pouco tempo disponível sabemos realmente usar
> meios de baixo consumo?

Como por exemplo telegrafia em A1!!!...Quantos "telegrafistas
administrativos" existem habilitados a fazer CW...O colega Sérgio está
pronto a fazer CW?...Um dos meios mais económicos e eficientes!

> Temos então alguma frequencia QRV como repetidor ou papagaio com toner

Com "TONER"????...O colega Sérgio está a confundir um repetidor com uma
fotocopiadora!!!...Valha-me Deus!!!...E papagaios é o que por aí existe
demais!!

> disponível neste momento para que, se tudo falhar, possamos criar uma rede
> com alguns portáteis? Se as autoridades necessitarem estamos preparados
> para
> disponibilizar-lhes esses equipamentos para caso a rede deles falhe, na
> qual
> eles colocam toda a sua confiança?

Colega Sérgio!...É mais dificil evitar que uns tantos operadores não
comecem logo a meter portadoras do que colocar uma rede em funcionamento.

> Talvez uma boa solução são aqueles geradorzinhos de menos de 100 euros e
> que
> com um litro de gasolina já fazem alguns milagres.

Nem pense numa coisa dessas. Fazem mais QRM no radio do que os PLCs!!!

> Normalmente pensamos que nunca é preciso. Mas todos sabemos que um dia será
> necessário.

Esperemos que não.

Espero que tenha ficado mais esclarecido

73 de CT4RK