ARLA/CLUSTER: Antena Vertical HF multibanda (cana de pesca)

CT1FOQ-Rodrigo Nunes ct1foq gmail.com
Quarta-Feira, 14 de Dezembro de 2011 - 09:43:27 WET

Para os membros (como eu) da irmandade da cana de pesca aqui fica a dica:

- Uma cana de fibra de vidro de 7m (à venda na Decatlhon por 12 euros!!!)
- 10m de fio condutor (esticam o fio pela cana acima e o que resto enrolado
na base)
- Para plano de terra: condutores cortados a 1/4 de onda para as diversas
bandas soldados a uma garra (daquelas semelhantes às dos carregadores de
bateria) ligados à massa.
- Um balun 9:1
- Um antena tunner manual ou semi-automático.
- Ajuda da santa propagação, sorte e paciência.

Apesar dos típicos "five nine", não julguem que eles são reais, mas não me
posso queixar dos resultados conseguidos em 2 anos que levo de HF a utilizar
uma antena destas (e a propagação nem sempre tem ajudado).

73 de
Rodrigo Nunes - CT1FOQ