ARLA/CLUSTER: Antena Vertical HF multibanda

ct2jnm sapo.pt ct2jnm sapo.pt
Terça-Feira, 13 de Dezembro de 2011 - 21:35:56 WET

Muito se tem falado sobre as antenas verticais multibanda de HF em
especial da "Irmandade da Cana de Pesca".
Após várias pesquisas na net e conversas com colegas aderentes a este
tipo de antena, decidi fazer uma para experimentar. Adquiri um UNUN
1:9 ao nosso colega CT1FFU, reuni o resto do material mas ainda falta
a cana de pesca. Tenho varias opiniões de alguns colegas mas hoje
estava na garagem a preparar o material e deparei que numa parede está
depositada um X510 que está avariada. Pensei: epá como por aqui o
vento quando dá dá mesmo forte, esta ao menos tem aqui o suporte e já
resistui a ventos de 130KM e ficou direita.
A minha questão é a seguinte:
- Será que posso esticar o arame, da antena que pretendo fazer, até ao
cimo da X510 e depois dobra o resto para baixo e fica com +- 5mt de
fio a subir e outro tanto a descer, ou isso não é aconcelhável?
- Se o fizer, será que o fio que está dentro da antena, tem alguma
influência no desempenho desta em HF.

Se algum colega me poder ajudar com alguma opinião, agradeço.

Os meus cordiais cumprimentos a todos
73
Nuno Fonseca - CT2JNM