RE: ARLA/CLUSTER: Dois sinais em oposição de fase anulam-se.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quinta-Feira, 25 de Agosto de 2011 - 11:01:13 WEST


Bom Dia RK,

Sei que é um fenómeno vulgar em microondas, aliás é algo obrigatório incluir no estudo das ligações ponto a ponto nessas frequências, agora em 145 MHz  é que já não me parece tão habitual.

Por falar em microondas, mais especificamente em 1,2 GHz no segmento de fonia, cheguei na mesma localização a fazer uma série de experiencias, tanto em polarização horizontal e vertical como mesmo em circular direita, muito interessantes com o colega Serafim Carvalho (CT1CHV actual (visto que agora está lá, mas periodicamente vem cá) PT7ZEE) que comprovavam esse e outros fenómenos interessantes e que se verificam nessa banda.

Outra coisa também muito interessante é o que se verifica na minha ligação com o repetidor de VHF da Aldeia de Chãos em Santiago do Cacem, pois á medida que a propagação melhora, menos sinal tenho do repetidor. Ainda outro dia com uma propagação excepcional e com a antena apontada a SW escutava muito bem a Lousã , perto de 5/8 e o repetidor de Casablanca em Marrocos 4/2 e quase não tinha qualquer sinal de Santiago do Cacem.


                          _\\|//_
                           ( o o )
 ------------------ooO-(_)-Ooo------------
                      73 de:
  ************************************
  *  CT1FBF / João Gonçalves Costa    
  *  QTH Locator : IM58kq                 
  *  CQ Zone: 14  /  ITU Zone: 37      
  *  E-mail and Adress, see in: 
  *  www.qrz.com              
  *  QSL Card via Eqsl: www.eqsl.cc                    
  **************************************




De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Carlos Mourato
Enviada: quarta-feira, 24 de Agosto de 2011 21:42
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Dois sinais em oposição de fase anulam-se.

Carissimo FBF
Não é nenhum fenómeno estranho e é muito mais comum do que julgas. Se alguma vez tivesses feito TVA em Sines atraves da Arrábida, habituavas-te a esse fenomeno todos os dias.
As reflexões no chamado ponto especular fazem esse efeito, pois a antena vê a RF como se fosse vista ao espelho e anula o sinal. Isso acontece na maioria das vezes sobre a agua, ou sobre planos reflectores. É por isso que costumam a colocar em certas parabólicas uma especie de tubo, que alonga a periferia e desta forma esconde o ponto especular.
Aqui vai um excerto de um artigo que publiquei sobre propagação, e onde falo no assunto.
. Ponto Especular
O ponto especular é o ponto no horizonte onde se reflecte a radiação duma antena real transformando esta radiação em radiação imagem. Este ponto pode representar um problema em frequências elevadas já que a radiação provocada neste ponto vai desfasada de 180º e ao chegar a uma antena receptora pode anular os sinais que chegam sem reflexão. A reflexão especular ocorre sobretudo em polarização horizontal em superfícies com boas características reflectoras como sejam as grandes superfícies de agua. Quando se efectuam os cálculos para uma ligação em SHF, normalmente tem-se em atenção as grandes superfícies de agua no percurso, e monta-se o sistema de forma a que o iluminador do reflector parabólico não veja esta superfície, utilizando-se muitas vezes uma bainha metálica cilíndrica que se coloca no perímetro da parabólica.


Protecção da reflexão especular numa parabólica
 



Determinação do ponto especular entre duas estações com uma superfície
 reflectora ( por exemplo um lago) entre elas. 
 



73 de CT4RK

No dia 24 de Agosto de 2011 19:53, João Gonçalves Costa <joao.a.costa  ctt.pt> escreveu:
Não sei se já vos aconteceu, mas comigo e especialmente na Beira Serra é recorrente por vezes receber na antena, dois sinais com a mesma amplitude mas em oposição de fase que quase se anulam na totalidade. Normalmente o que me vale é que não é sempre, normalmente devido a condições atmosféricas e ainda terem um ligeiro atraso devido aos "ricochetes" nas serras à volta.

Aliás, a minha Terra Prometida que não é no Entroncamento, tem uns fenómenos interessantes mas facilmente explicáveis  pela ciência radioeléctrica. No caso do José Marques, CT2JAH na Vila de Côja que fica situada num vale que genericamente faz parte da Cordilheira Central, de que fazem parte as Serra da Lousã, Açor e Serra da Estrela. nada adiantou comprar um rotor para as direccionais de VHF e UHF,  pois os melhores sinais de todos os quadrantes só vem de um único sitio especifico,  da aldeia da Esculca encravada na Serra da Deguimbra.

O caso mais espectacular deste fenómeno e que tive conhecimento à uns anos, acontecia com o Paulo Sousa, CT1FUH quando morava num apartamento em Gouveia junto à Serra da Estrela.

Imaginem o que é quase ver a antena do repetidor a olho nu e recebe-lo e lá chegar quase sem sinal com uma Diamond X-510n.



                         _\\|//_
                          ( o o )
 ------------------ooO-(_)-Ooo------------
                     73 de:
 ************************************
 *  CT1FBF / João Gonçalves Costa
 *  QTH Locator : IM58kq
 *  CQ Zone: 14  /  ITU Zone: 37
 *  E-mail and Adress, see in:
 *  www.qrz.com
 *  QSL Card via Eqsl: www.eqsl.cc
 **************************************





_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER  radio-amador.net
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster




-- 
Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal

 Warning
Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. 

Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line" causa fortes interferencias noutro serviços sem voce se aperceber. Diga não à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.
----------------------------------------------------------- 





Mais informações acerca da lista CLUSTER