ARLA/CLUSTER: Dois sinais em oposição de fase anulam-se.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quarta-Feira, 24 de Agosto de 2011 - 19:53:21 WEST


Não sei se já vos aconteceu, mas comigo e especialmente na Beira Serra é recorrente por vezes receber na antena, dois sinais com a mesma amplitude mas em oposição de fase que quase se anulam na totalidade. Normalmente o que me vale é que não é sempre, normalmente devido a condições atmosféricas e ainda terem um ligeiro atraso devido aos "ricochetes" nas serras à volta. 

Aliás, a minha Terra Prometida que não é no Entroncamento, tem uns fenómenos interessantes mas facilmente explicáveis  pela ciência radioeléctrica. No caso do José Marques, CT2JAH na Vila de Côja que fica situada num vale que genericamente faz parte da Cordilheira Central, de que fazem parte as Serra da Lousã, Açor e Serra da Estrela. nada adiantou comprar um rotor para as direccionais de VHF e UHF,  pois os melhores sinais de todos os quadrantes só vem de um único sitio especifico,  da aldeia da Esculca encravada na Serra da Deguimbra. 

O caso mais espectacular deste fenómeno e que tive conhecimento à uns anos, acontecia com o Paulo Sousa, CT1FUH quando morava num apartamento em Gouveia junto à Serra da Estrela. 

Imaginem o que é quase ver a antena do repetidor a olho nu e recebe-lo e lá chegar quase sem sinal com uma Diamond X-510n. 



                          _\\|//_
                           ( o o )
 ------------------ooO-(_)-Ooo------------
                      73 de:
  ************************************
  *  CT1FBF / João Gonçalves Costa    
  *  QTH Locator : IM58kq                 
  *  CQ Zone: 14  /  ITU Zone: 37      
  *  E-mail and Adress, see in: 
  *  www.qrz.com              
  *  QSL Card via Eqsl: www.eqsl.cc                    
  **************************************








Mais informações acerca da lista CLUSTER