ARLA/CLUSTER: A história por trás do bipe da NASA

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Terça-Feira, 23 de Agosto de 2011 - 16:12:23 WEST


Por PY2JF – João Roberto S. Gândara Ferreira

Quem já ouviu comunicações do centro de controle da NASA com qualquer
astronauta no espaço ou já viu o vídeo do histórico pouso do módulo
Eagle na lua, deve ter notado um bipe extremamente agudo emitido antes
e depois de cada transmissão. Esse bipe é chamado de Quindar Tone.
Ficou conhecido assim porque o fabricante do equipamento de geração e
decodificação de tons era uma empresa chamada Quindar.

Esses bipes na verdade são usados para ligar e desligar transmissores
remotos em várias partes do mundo, como no Cabo Canaveral, nas
Bermudas, Austrália e outras localidades. Eles eram usados para
comunicações com os foguetes Mercury e Apollo, e em alguns casos, com
os ônibus espaciais. Trata-se de um bipe de meio segundo e é gerado
quando alguém na sala de controle aperta o PTT (aperte para falar). Um
decodificador num transmissor remoto detecta esse bipe e ativa sua
transmissão. Quando o PTT é solto, um bipe de freqüência diferente é
gerado, e quando o decodificador detecta esse segundo bipe, desativa a
transmissão.

Porque as linhas telefônicas entre as estações remotas foram
projetadas para trafegar apenas freqüências de voz, os bipes tinham
que ser nessa faixa de freqüências, portanto eram audíveis. Essa
sinalização poderia ter sido feita em uma linha telefônica separada,
mas para manter os custos baixos, a sinalização e áudio trafegavam na
mesma linha.

Embora o sistema normalmente funcionasse bem, não era livre de
problemas. Se o PTT fosse solto e a linha caísse, o transmissor
ficaria constantemente no ar. Para prevenir que isso não ocorresse,
havia uma lâmpada piloto em cada transmissor que se acendia quando
transmitindo. Alguém deveria monitorar o sistema e se o áudio caísse e
a lâmpada permanecesse acesa, teria que desligar o transmissor
manualmente.

E também quando a comunicação era movida para outra estação remota,
esse par de bipes era transmitido 10 vezes para garantir que tudo
estava funcionando corretamente. Isso era feito antes que o áudio
fosse desviado para a nova estação remota, portanto não era ouvido na
sala de controle ou mesmo pelos astronautas.

Esse sistema da Quindar foi construído com peças de equipamentos com
circuitos de telex para linha telefônica multiplexada. Como não há
mais peças de reposição disponíveis, um sistema de sinalização fora da
faixa foi instalado em 1998 para os transmissores nos EUA. Esse
sistema usa tons contínuos abaixo da freqüência de áudio, portanto não
são ouvidos. Quando presentes, o transmissor é acionado. Quando não
presente, é desativado. Isso funciona bem, mas os astronautas reclamam
que a falta do bipe audível a que estavam acostumados os alertava que
uma transmissão estava para começar. Então o gerador do Quindar Tone,
que ainda está instalado em caso de ser necessário ativar
transmissores remotos, foi reativado.

Elektra 2000 Edição Comemorativa

Em 16 de Julho deste ano o projeto Apollo fez 40 anos. E para
homenageá-lo, a Hamtronix lançou uma versão de sua popular
Controladora de Repetidora Elektra 2000 com o exclusivo Quindar Tone
da NASA. Veja vídeo abaixo para conhecer o Quindar Tone -
http://www.youtube.com/embed/xLu0Ak9Blog


Fonte: CRAM – Clube dos Radioamadores de Americana.




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