Re: ARLA/CLUSTER: diagramas de radiação

Hugo Barata ct2hmx gmail.com
Segunda-Feira, 22 de Agosto de 2011 - 22:03:31 WEST

Exactamente.é o principio da máxima transferência de potencia quando temos a
impedância de saída igual há carga que está ligada ao gerador, neste caso o
radio.
Numa dada a antena as correntes e tensões vão se distribuindo ao longo da
antena diferente de banda para banda.
Por exemplo com um aro de Hertz home made, uma lâmpada fluorescente numa
antena G5RV é curioso analisar aonde a lâmpada acende mais em determinadas
bandas ver que por exemplo nos 40m acende mais nas pontas e junto a fita
paralela no suporte aonde divide as duas pontas mas nos 80m ela já acende
mais em ambos os centros do dipolo.
Nos 20m acende mais até ao meio de cada ponta do dipolo e na fita paralela a
mais ou menos a meio da fita paralela.
Com um aro de hertz da Yokogawa e um medidor de campo da Tech Trapider
consegui visualizar com mais precisão através do indicador de ponteiro aonde
havia maior transferência de potencia.

73 de Hugo Barata CT2HMX

PLC: O Fim da Onda Curta??