ARLA/CLUSTER: Comutar duas antenas

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quinta-Feira, 18 de Agosto de 2011 - 10:01:26 WEST

2011/8/18 Eduardo Arraia <arraia  e2mec.com>

> *Colega Arraia Bom dia,*
>
> * *
>
> *"Sou de opinião contraria.*

Eu não!...São opiniões!!! Pronto!!

> **
>
> * *
>
> *Creio que a perdas de inserção/adaptação sejam menores no diplexer por
> muito bom que seja o relé coaxial e para ser muito bom custa muitos €€ em
> relação ao diplexer."*

*Não está a falar dessas coisas a que chamam "duplexeres" que se vendem por
aí a 30 euros pois não? Especialmente aqueles que até trazem uns "cabinhos
pendurados" em vez de tomadas coaxiais!!!*

> **
>
> * *
>
> *Diplexer tem isolamento entre bandas bastante elevado.*

*Se forem como os da DIAMOND ( e parece que são dos melhores que andam por
aí) que testei para colocar na Arrábida, esse isolamento é um
desastre!!!...Menos de 45 dB e uma perda de inserção de quase 1 dB...Sealgum
relé for pior que isto, certamente que não é um relé coaxial, por muito
"ranhoso" que seja. Foi preciso quase reconstruir o dito para ficar mais ou
menos aceitavel! inclusive fazer uma blindagem entre o LPF e o HPF.*

> **
>
> * *
>
> *O Diplexer não necessita de cabo de alimentação.*

*Aí está uma vantagem *

> **
>
> * *
>
> *Durabilidade do Diplexer interminável.*

*Desde que não caia uma faísca nas proximidades das antenas (ja para não
falar em cima da antena, porque aí nem o melhor relé se safa)*

> **
>
> * *
>
> *Na questão das potencias é igual nos Diplexer é só colocar fio mais
> grosso na bobinas e condensadores para maiores tensões.*

*De acordo...E então se for um diplexer de construçãpo caseira, com uma
construção "aprumadinha", mete a um canto o melhor que se encontra nas lojas
de amadores. (atenção que não estou a falar de diplexers profissionais de 2
ou 3000 euros ) *

> **
>
> * *
>
> *E etc etc…*
>
> * *
>
> * *
>
> *73*
>
> *Eduardo A.*
>
> *CT1EEW-CT01110*

*73 de CT4RK *

> **
>
> * *
>
> * *
>
> * *
>
> ** **

*Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal*

 *Warning*
*Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. *
*
*
*Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para
transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line"
à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize
tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.*