ARLA/CLUSTER: Tropo, alguns porquês.

Sexta-Feira, 12 de Agosto de 2011 - 12:25:45 WEST

Viva,
António e Carlos.

Sim esse efeito existe mas a tua explicação tá algo simples e esses gráficos com geometria a direito está a suscitar uma análise demasiado "pé da letra" do género "o sinal bate na ilha e não passa" ;-)

O Carlos tem razão quanto à altura a que se formam os ductos podem ser mesmo muito baixos ou até muito altos... muito mais altos qu as ilhas... isso não está em causa.

Ainda, as ondas de rádio andam sim senhor às cuvas, senão os cabos coaxiais não funcionavam. Nem os guias de onda.

E um ducto troposférico é um guia de onda. mais propriamente um guia dielectrico em que as condições fronteira são estabelecidas por uma diferença de constante dielectrica derivada de efeitos termicos/pressão de camandas (segundo qualquer plano) de atmosféra. Teroricamente podem ter qualquer forma.

Ora os perfis the inversão térmica são quase sempre segundo a vertical como tal a condicção fronteira está acima e abaixo ( e não dos lados ) assim as ondas curvam com a curvatura terra com imensa facilidade mas não curvam lateralmente pois não existe descontinuidade lateral para que isso aconteça.

Nestes a propagação é quase sempre a direito no azimute mas curva em cima da curatura da terra... portanto curva e curva muito (atenção ao dizer que não curva) !!!

Ainda um aparte antes de ir ao assunto...

Mas nem todos os ductos são assim.
Nos ductos de inverno, causados por frentes frias que geram perfis de inversão com componentes horizontais, se hover tambem algum perfil favorável vertical já se verifica a não perfeita pontaria no sinal.

Eu tenho vários contactos com EI em 2m, anos 80, em que a direcção optima ocorria uns 20 graus mais para dentro do oceano coincidente com a configuração da dita frente fria. Alguns podem eventualmente lembrar uma palestra que dei nos anos 80 onde mostrei esses efeitos desvios traçados em cima de imagens do metosat.

então voltando ao assunto em causa,

O efeito de eclipse deriva da alteração do perfil térmico por cima da ilhas, formando uma coluna (explicação simplificada... pois tenho que ir jantar) que se extende na vertical da ilha onde o ducto não ocorre.

Ou seja o sinal não voa baixinho nem bate na ilha como se poderia depreender das palavras do António, mas sim por cima da ilha não há condições de perfil termico que mantenham a condição fronteira superior, nem a ilha é uma gota no Oceano mas sim a sua alteração da atmosfera superior é um verdadeiro gigante adamastor dos sinais dos pobres rádioamdores.

Assim aparece uma zona de sombra por detrás da ilha.

Mas nem sempre por cima das ilhas tem de ser assim tão mau.
Pode haver ainda condições por cima da ilhas nada o impede.

Não tem que ser essa zona de sombra geométrica tragédicamente tracada a régua e esquadro...

Depende imenso de quanto o ducto é perturbado pela massa de terra pode haver alturas em que não há pouca perturbação...
mas nunca no verão em que a terra é muito quente e o mar frio.
Teria que ser noutras alturas.

Ductos de inverno é uma solução para esses QSOs mais difíceis ....

Luis Cupido.
ct1dmk.

On 8/11/2011 6:24 PM, Antonio Matias wrote:
> Boas.
> Leia os artigos que postei.
> O problema está no efeito eclipse.
> Embora as antenas tenham um lóbulo relativamente largo para esta
> distancia, que se saiba, o RF ainda não faz curvas.
> Vai a direito, tal como se fosse laser.
> O facto da ilha das canárias estar ao meio da distancia, faz com que a
> zona de sombra para D4 seja enorme.
> Fiz uns traçados no mapa.
> Podemos ver com uma simples paralaxe que a ilha de Trenerife quase
> bloqueia o arquipélago das canárias todo.
> As zonas  a Laranja são as escuras, a azul as de cobertura.

> [...]

Fonte:  ct-comunicacoes-e-tecnologias  googlegroups.com Em nome de Luís Cupido