ARLA/CLUSTER: Destaque para CR2A no resultado do ARRL DX Contest SSB2011.

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quinta-Feira, 11 de Agosto de 2011 - 14:17:20 WEST

Sem Duvida que a competição está a crescer...Agora os QSOs são sempre
iguais!..."five nine and QRZ" ...4 palavras para definir um QSO!...É isto
radioamadorismo????
Longe vão os tempos em que nos comunicados de DX, inclusive em CW, se
partilhava o Name, QTH, RST, PWR, ant, Weather conditions,  e muitos outros
pormenores que davam alma a um QSO. Hoje os QSOs com auxilio da internet,
onde se vai buscar tudo ao QRZ.com, mesmo que nem se escutem as estações, e
onde os sinais mesmo que perdidos no QRM são sempre "five nine" não passam
de fraudes e "joguinhos radioamadoristico".
Como tudo neste planeta, o radioamadorismo esta a transformar-se numa
verdadeira "treta" sem qualquer valor, a não ser valor comercial.
Já sei que me vão crucificar, e chamar-me "velho do Restelo" etc, etc!, mas
quem o fizer perde tempo, porque tenho direito a manifestar a minha opinião
pessoal, e não vou entrar em polémicas. porque continuarei a ser um
radioamador que gosta realmente de rádio na sua essência  e de comunicar em
vez de competir. DX não é sinónimo de competição!...DX é o gosto pelo
contacto a longa distância, sem fintas nem "ajudas"...É o trocar de
conhecimentos com povos e radioamadores de outras latitudes!...É fazer com
uma modesta estação feitos notáveis. Tudo o resto pertence a uma coisa que
muito embora utilize as bandas de amador (muitas vezes de um modo
completamente selvagem e sem respeito pelos demais utilizadores) não é
radioamadorismo é o que se chama radiosport.

73 de CT4RK

2011/8/11 Gomes <ct1hix  sapo.pt>

> Boas
> Sem dúvida que com propagação dá outro gozo!!!
> Os anos anteriores foram de treino, principalmente à paciência!
>
> 73 Gomes op: CT1HIX
> www.ct1hix.webs.com

*Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal*

 *Warning*
*Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. *
*
*
*Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para
transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line"
à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize
tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.*