RE: ARLA/CLUSTER: Comparação DeltaLoop vs Dipolo por Victor EA1GAR

CT2JQB pedro_transistor sapo.pt
Terça-Feira, 9 de Agosto de 2011 - 15:23:37 WEST

Boa tarde colegas!
Colega João Costa obrigado pelo artigo que disponibilizou, já percebi o que
quis dizer acerca da polarização da antena.
Esta antena foi-me falada pelo pessoal que costuma estar no QAP na banda de
80 metros. Na altura eu trabalhava os 80m com um dipolo sem traps de meia
onda e escutavam-me mal com sinais de S8 e S9 quando tinham S7 de QRM. Entre
eles escutavam-se todos bem, com sinais acima de S9+10. Quis saber que
antenas usavam e é quando começo a reparar que o pessoal começou todo a usar
as delta loops (cujo nome vocês não gostaram). Explicaram-me como fazer a
antena e pus mãos á obra, no momento de esticar os 85 metros de fio
aproveitei-me das árvores que estão por aqui e montei a antena na horizontal
pois como devem compreender é capaz de ser um pouco complicado montar uma
antena deste tamanho na vertical ainda para mais sozinho...
Já lá vão uns 5 meses que a tenho montada e ainda não me passou pela cabeça
sequer desmontá-la para experimentar outra!
Se tiverem dúvida quanto á ressonância desta antena nas bandas de 80m, 40m,
20m, 15m, 12m, 10m e 6m, onde NÃO preciso de meter o antenna tuner para ter
valores de SWR aceitáveis sr. João Costa. Podem procurar as minhas
coordenadas no QRZ e virem cá comprovar. Desculpem lá mas não gosto de ter a
sensação que me estão a fazer passar por parvo e que o que estou a dizer não
faz sentido. Ou um triângulo só é triângulo se estiver na vertical?
Agradeço os vossos pormenores de montagens e essas minucidades todas mas
para mim já é demais... Não levem a mal mas não me pronuncio mais sobre este
assunto. E desculpem ter chamado de delta loop a uma antena de circuito
fechado, feita com fio em forma de triângulo montada na horizontal.

Cumprimentos 73
Pedro Madeira