ARLA/CLUSTER: CQWW: Assistido ou não Assistido? e Resultado SSB 2010

Terça-Feira, 9 de Agosto de 2011 - 12:42:04 WEST

CQWW: Assistido ou não Assistido?

Quando entramos numa competição, todos nós esperamos que ela seja limpa.

O tal Fair Play, ou jogo limpo, é necessário em todas as actividades desportivas, sejam elas competitivas ou não. A responsabilidade de manter o jogo limpo é do Comité do CQWW. Este comité é formado por radioamadores com larga experiência em concursos e que representam o status quo da competição.

Todos os anos, o Comité participa activamente nas verificações dos logs. Utilizando ferramentas de estatísticas e muita experiência em concursos, o comité tem o direito (dever!) de entrar em contacto com o participante e perguntar se não houve algum engano no seu log.

Actualmente, o maior problema é a definição da categoria Operador Único Assistido (Single Operator Assisted). Muitos radioamadores, por inexperiência ou displicência, erram ao definir sua categoria como Não-Assistido, quando na verdade deveriam estar na categoria Assistido.

 Mas como saber qual a categoria que você deve enviar seu log?
O próprio Comité dá uma excelente dica para quem tem dúvidas se envia seu log como Assistido ou Não-Assistido.

Pergunte a você mesmo:
.	Eu obtive qualquer tipo de ajuda para realizar algum QSO que está em meu log?

Se sua resposta for:
.	Não, eu não recebi nenhuma ajuda para encontrar/realizar nenhum QSO que está em meu log

Então, sua categoria correta é SINGLE OPERATOR

Mas, se sua respostas for:
.	Sim, eu recebi ajuda para encontrar/realizar QSOs que estão no meu log

Neste caso, seu log deve ser enviado na categoria SINGLE OPERATOR ASSISTED.

Resultado: CQWW SSB 2010

Pouco mais de 10 meses após a realização do CQWW SSB 2010, os organizadores divulgam o resultado na CQ Magazine de Agosto/2011.

A façanha merece destaque porque foram mais de 6.500 logs recebidos. Todos os logs foram processados e verificados de modo que cada participante recebesse o reconhecimento que mereceu pelo seu esforço na competição.

Foram exactamente 6.566 logs, dos quais apenas 120 não foram electrónicos - vivam os tempos modernos!

Portanto, além de todos os participantes, os organizadores e patrocinadores do CQWW estão de parabéns!

Das estações portuguesas, o claro destaque vai para CR3A - Madeira Contest Team,  onde primam DXers nacionais reconhecidos mundialmente como;
- CT3BD, Joe;
- CT3DL, Luís;
- CT3DZ, Joe;
- CT3EE, Luís;
- CT3EN, Duarte;
- CT3IA, Miguel;
- CT3KU, Tiago;
- CT3KY, José;
- CT3NT (CT1BOH), José;

 que com 32 470 760 pontos reclamam o 2º lugar mundial na categoria Multi-Operator /Two Transmitter.

Fonte: Luciano 'Luc' Moreira (PY8AZT) em DXBrasil (http://tinyurl.com/3k6f2u9) (http://tinyurl.com/42g9xyl) e adaptado a Portugal por João Costa (CT1FBF).