RE: ARLA/CLUSTER: Ampliação da faixa dos 50 MHz a partir de 27 de Abril de 2012 em Portugal

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Terça-Feira, 9 de Agosto de 2011 - 10:40:18 WEST


Eu acho que não são más noticias, pois antes do radioamadorismo está o pais e as suas populações mais carenciadas, que no final das contas somos actualmente todos nós. 

Quem tem acompanhado minimamente este, no mínimo inqualificável processo, do fim das emissões de televisão analógica  em Portugal, só pode concluir isso mesmo; há que adiar o apagão analógico pois o falhanço do plano para a introdução da Televisão Digital Terrestre em Portugal é total e completo. Tal como escreve o autor do blog, " Falhou a informação, falhou a promoção, falhou a implantação da rede, falhou a (mísera) oferta de canais! Infelizmente, este triste resultado era expectável antes mesmo do arranque da TDT, porque a estratégia adoptada foi a errada e o plano foi pessimamente executado."

Ainda um dia, quando se fizer a história destes miseráveis tempos, se explicará como é que um dos interessados no mercado de TV paga é o mesmo que foi seleccionado para promover a TDT publica. Não seria mais lógico excluir, por conflito de interesses, estes mesmos.?

Temo mesmo que para se «fazer uma avaliação rigorosa e sensata» e objectivamente isenta seja tarde demais, pois existem demasiados interesses políticos e económicos em jogo e minguem dos anteriores e actuais tem as mãos limpas neste processo. Aliás, a TDT publica é claramente a parente pobre deste apetecível mercado, espoliada e dada a todos os abusos e violações.

Quanto ao nosso passatempo, o que nos interessa é que se mantenha no QNAF que com o fim das emissões hertzianas analógicas da radiodifusão em Portugal, nessa data quiçá para as calendas, os limites inferior e superior da "banda mágica" passarão a ser, respectivamente, 50 MHz e 52 MHz , mantendo-se a atribuição a título secundário deste faixa de frequências ao Serviço de Amador.

João Costa (CT1FBF)

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Pedro Ribeiro (CR7ABP)
Enviada: segunda-feira, 8 de Agosto de 2011 20:06
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Ampliação da faixa dos 50 MHz a partir de 27 de Abril de 2012 em Portugal

Más notícias que irão provavelmente adiar o alargamento dos 6m

Governo pondera adiar "apagão analógico em:
http://tdt-portugal.blogspot.com/2011/08/tdt-portuguesa-apagao-adiado.html

73!
2011/8/8 João Gonçalves Costa <joao.a.costa  ctt.pt>
Na sequência da recente aprovação do QNAF 2010/2011 publicado pela ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações verifica-se que, em resposta às propostas apresentadas por José Moreira - CT1DHM e João Costa - CT1FBF, a ANACOM propõe-se a um futuro alargamento da faixa dos 50 MHz aos radioamadores Portugueses.
 
A data apresentada para a alteração do limite superior da faixa dos 6 metros é 27 de Abril de 2012 (fim das emissões hertzianas analógicas da radiodifusão em Portugal). Nesta data os limites inferior e superior da "banda mágica" passarão a ser, respectivamente, 50,000MHz e 52,000MHz, mantendo-se a atribuição a título secundário deste faixa de frequências ao Serviço de Amador.
 
Divulgação:
 
O  ICP-ANACOM acolhe a proposta de alteração do limite superior da faixa 50- 50,5 MHz  para 52 MHz,  para utilização pelo  serviço de amador com estatuto  secundário, com aplicação prática a partir da data de libertação dessa faixa pelo  serviço de radiodifusão, tendo-se actualizado o  Anexo 6 ao QNAF em conformidade ( http://www.anacom.pt/streaming/6_acesso_espectro_qnaf20102010_13jul2011.pdf?contentId=1025937&field=ATTACHED_FILE ).
 
Fonte: CT-Spot Radioamadorismo em Portugal.

_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER  radio-amador.net
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster



-- 
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
CR7ABP - Pedro Ribeiro
QTH: IM58mr - São Francisco, Alcochete
** Limitado a RX em Categ. 3 até 31/03/2012 **
( Decreto-Lei 53/2009, Art 8, 2a e Art 5, 3a )
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-





Mais informações acerca da lista CLUSTER