ARLA/CLUSTER: ST0R: Suldão do Sul 110 mil QSOs e contando.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Segunda-Feira, 8 de Agosto de 2011 - 13:09:35 WEST


O consórcio entre os grupos Intrepid-DX e DX Friends está realizando uma DXPedição de grande sucesso no novo país Sudão do Sul. O log da estação STØR já conta com mais de 110 mil QSOs nos modos CW (47%), SSB (39%) e RTTY (14%). Mas os pileups nas bandas continuam enormes. Por ser a primeira operação do Sul do Sudão, é país novo bandas/modos para todos DXista do mundo.

No dia 3 de agosto, David, K3LP partiu de volta para casa, e chegou Krassy, K1LZ para ficar até o final da operação se dedicando às bandas baixas. Por causa das tempestades tropicais, o nível de QRM/QRN está em 599+10dB, mesmo assim foram realizados mais de 500 QSOs na Top Band (160m). A partir do dia 6 até 10 de agosto, o team ficará com menos 3 operadores. JH4RHF, RG8K e RA9USU estão voltando para casa e apenas 4 estações estarão no ar simultaneamente.

Como em todas as operações do Intrepid-DX Group, foi organizada uma visita de jovens ao local da operação. Cerca de 25 garotos da Escola Secundária de Juma visitaram a estação. Eles fizeram um tour pelos shacks e receberam explicações sobre os vários aspectos do radiomadorismo. Eles puderam ouvir enquanto os operadores realizavam vários contatos ao redor do globo. Veja algumas fotos da visita aqui ( http://www.dxfriends.com/SouthernSudan2011/photos.php ).

No dia 5 de agosto, o Vice-Ministro das Comunicações e sua equipe visitaram as instalações da STØR e acompanharam um pouca da operação. O tean de operadores está auxiliando o Ministério das Comunicações junto à ITU para solicitar seu próprio prefixo. Eles também estão providenciando os critérios para estabelecer o Serviço de Radioamador no novo país.

A operação STØR termina no dia 10 de agosto, ao amanhecer (no Suldão do Sul). Os logs online são atualizados várias vezes por dia e pode ser consultado aqui ( http://www.dxfriends.com/SouthernSudan2011/log.php ).

Para solicitar seu QSL, envie para o endereço abaixo:
um envelope auto-endereçado e mais 2 Dólares ou 1 IRC para até 15 QSOs ou 3 QSLs (limite de 20 gramas); ou 3 Dólares ou 3 IRCs se precisar confirmar mais de 15 QSOs ou 3 QSLs.

ANTONIO GONZALEZ
P.O.BOX 930
E-03200 ELCHE
SPAIN


Fonte: ST0R website<http://www.dxfriends.com/SouthernSudan2011/index.php>  por Luciano 'Luc' Moreira (PY8AZT) em DXBrasil

-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20110808/f2d1872a/attachment.htm


Mais informações acerca da lista CLUSTER