ARLA/CLUSTER: Caso Resolvido, EDP vs Anacom

Sexta-Feira, 5 de Agosto de 2011 - 16:56:13 WEST

Caros colegas

Venho convosco partilhar dum caso que me aconteceu. Espero que nunca venham a precisar, mas em todo o caso...

Faz um  ano que mudei para um novo QTH, escolhido a dedo para poder usufruir melhor do meu gosto pelo VHF.

Um local elevado, com bom take off sobre o Atlântico e sem ruídos urbanos nem industriais causadores de distúrbios na recepção de weak-signal.
Mas assim que monto a primeira antena, para 144mhz direccional, tive logo a primeira grande desilusão, mais do que isso: tive um choque!
Tinha QRM de s9+ na banda toda. Impossível trabalhar o que quer se fosse com tamanho ruído.

Fui à procura da fonte desse ruído e não foi preciso andar muito, a oriente do meu QTH, há um traçado aéreo de alta-tensão onde se termina a linha  num seccionador passando depois a subterrâneo.

Havia lá um malvado isolador qualquer, que efusivamente radiava sabe-se lá que potencia em radio-frequência em todo o espectro compreendido entre os 30Mhz e 1300 Mhz.

 Com um pequeno walky-talky sintonizado em 144mhz e o receptor em AM, foi bem fácil de detectar a proveniência do ruído e conclui que de facto era desse famigerado poste no fim da linha.

Contactei a EDP.
Na pagina da internet da EDP online,  há uma opção onde é possível fazer queixas ou observações sobre eliminação publica e diversas avarias na distribuição.
Devo dizer, que o site e o sistema funciona bem. No outro dia, já tinha resposta pronta da EDP e a garantia de que o caso iria ser visto pelos seus técnicos.
Passados uns dias, notei que todos os isoladores dos postes a montante, tinham sido substituídos.
Eram daqueles castanhos, julgo que antigos, e agora, eram todos modernos, transparentes e luzidios.

Todavia, a interferência mantinha-se. Trocaram todos os isoladores menos os causadores do ruído.
Deixei passar mais um mês e voltei a reclamar no site da EDP.
Tive de novo uma boa resposta e  a promessa de que teria o problema resolvido em breve: os técnicos estavam a tratar do assunto!
Mais meses passaram e mais reclamações eu fiz, até que um dia tenho a visita dum técnico da EDP, querendo saber mais concretamente que interferência era essa, donde vinha e quais as causas.

Com o meu walky-talky, dirigi-mo-nos  até ao seccionador e mostrei-lhe a origem do problema e a intensidade do ruído. Também lhe mostrei quão incapacitante era esse ruído na minha estação, visto o sinal ser de s9+40 em todas as bandas de VHF e acima.

Mais promessas de resolução foram feitas, mas desta vez  celebradas com aperto de mão.
Ficou então assente que no máximo de um mês tudo estaria resolvido e limpinho de interferências.
Passou esse mês  e outro e mais outro,  já em Fevereiro, 5 meses desde que fiz a primeira queixa, e nada.

Novos prazos marcados e apontou-se  para que lá em Março, teria finalmente as bandas limpas.
Passa, Março, Abril, Maio  e nada.

Sem outra opção, decidi alertar a EDP de que não me deixam alternativa senão dar conhecimento do caso à Anacom e solicitar a ajuda dos mesmos para a resolução do caso.

Teve de ser.
Exposto o caso à Anacom, não demorou 3 dias para que uma equipe técnica batesse à minha porta.

Sim, bem admirado fiquei com a eficiência e prontidão.

Munidos de equipamento adequado, os técnicos dos Serviços Radioelectricos  da   Anacom, confirmaram a existência da interferência e sua origem.
Daqui, fiquei mais descansado, já tinha a confirmação de que o problema iria ser solucionado em breve, pois a Anacom pressionaria a EDP a agilizar o processo de reparação do malvado seccionador.

Já no mês de Junho, recebo um telefonema dos Serviços Radioelectricos da Anacom, alertando-me de que a situação estava tremida:
Os custos da substituição do seccionador rondavam os 9 mil euros e que seria preciso publicar nos jornais a interrupção de fornecimento às populações e  sei lá mais o quê.

Depreendi, que a EDP questionava a relevância duma estação de radioamador perante uma despesa tão grande.
Valha-nos que felizmente a lei, mesmo a do Serviço Amador e Amador por Satélite ainda tem força e temos quem a defenda e faça cumprir.
A Anacom foi implacável em  minha defesa e ao abrigo da lei que nos dá protecção às bandas de radio limpas, conseguiu que a EDP solucionasse o problema fosse como fosse.

Sempre acompanhando o caso, pondo-me sempre a par da evolução e dos desenvolvimentos que a  EDP estava promover para resolver a avaria, a Anacom foi incansável e extremamente sensível e eficiente.

Tive noticia através da Anacom, que no dia 27 de Julho a EDP iria por fim proceder à substituição do seccionador.
Dia 27 de Julho, logo pela manhã estava uma equipa com mais de 10 homens a trocar o seccionar.
Nunca mais tive problemas de ruído e felizmente as bandas agora  estão perfeitamente limpas.

Se alguma tiverem problemas semelhantes, não hesitem.

Fica o exemplo, não percam tempo, temos direito a ter as nossas nossas bandas limpas e temos uma Autoridade Nacional que nos protege.

O meus sinceros agradecimentos à Anacom, Serviços Radio Electricos, Sr. António Gato.

--
António Matias

CT1FFU - CR5A

www.dxpatrol.com

QRV: HF, 6m, 4m,2m,70cm,23cm
SSB, CW, MGM
DX, EME, Contest,Sat.

Fonte: ct-comunicacoes-e-tecnologias  googlegroups.com Em nome de António Matias