Re: ARLA/CLUSTER: Manutenção de UNUN 1:9 da "Longwire"

Carlos Mourato radiofarol gmail.com

Pedro
O material utilizado nesses toroides é material 43 ou seja: NiZn. Este
material é o mais utilizado em linhas de transmissão, baluns ,
transformadores de impedância, broadband transformers etc. É quase universal
em broadbanda RF e em supressores de EMI. É o material que se usa nos cabos
de informática para atenuar a EMI. O toroide da foto parece-me um T200-43, o
que é o mais utilizado para potencias inferiores a 1Kw. Para aumentares a
estaleca do mesmo, coloca outro iguall colado a esse. Nesse tipo de
transformador, o numero de espiras não é critico.

73 de CT4RK

No dia 3 de Agosto de 2011 22:41, Pedro Ribeiro <cr7abp  gmail.com> escreveu:

>  No fim de semana passado resolvi fazer uma mini manutenção às antenas
> para preparar espaço para as próximas experiências.
>
> Ao deparar-me com o UNUN 1:9 com o apoio bastante oxidado (só teve uns 9
> meses no rua), resolvi fazer-lhe uma limpeza.
>
> Pelo meio a curiosidade sugeriu que removesse os parafusos e espreitasse
> para o que lá estava dentro.
>
> Encontrei um vulgar transformador triplicador de tensão (de impedância 1:9)
> o que era de esperar, no entanto, surpreendeu-me a má qualidade da
> construção, as espiras estavam muito soltas, não estavam distribuídas
> [...]

*Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal*

 *Warning*
*Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. *
*
*
*Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para
transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line"
à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize
tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.*