ARLA/CLUSTER: DECO preocupada com aproximar do fim da televisão analógica

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quarta-Feira, 3 de Agosto de 2011 - 19:03:17 WEST


A menos de 6 meses do início do apagão da televisão analógica, a maior parte das lojas da Portugal Telecom é incapaz de dar informações sobre a mudança para televisão digital terrestre (TDT), segundo um estudo da DECO.

Em comunicado, a associação de defesa do consumidor refere que as lojas da Portugal Telecom, responsável por implementar a TDT, «não sabem informar sobre a mudança» da televisão analógica para a Televisão Digital Terrestre, que deverá acontecer em 2012.

De acordo com a DECO, que cita um estudo da revista Proteste, «mais do que deliberações, os consumidores exigem mais informação, acção e penalizações, se os problemas [detectados] não forem corrigidos».

A associação já comunicou as conclusões do estudo, hoje divulgado, à Autoridade Nacional de Comunicações - ANACOM.

Segundo este estudo, «entre as 45 lojas PT visitadas, só 11 esclareceram bem sobre como preparar televisores e antenas para receber a TDT».

A DECO indicou que «em matéria de comparticipação na compra de descodificadores, apenas cinco lojas conheciam as condições» e sublinha que quando «confrontados com uma situação de fraco sinal digital terrestre, só três funcionários avançaram a possibilidade de se tratar de uma zona com cobertura por satélite».

Ainda assim, segundo a DECO, «nem esses informaram bem sobre o equipamento vendido pela própria PT e os custos».

Pelo contrário, a associação de defesa do consumidor, considerou que a «linha telefónica e o sítio na Net da PT revelaram-se um bom meio de informação, com respostas correctas» sobre a TDT.

A DECO revelou igualmente que das 95 câmaras municipais e juntas de freguesia visitadas, 86 afirmaram desconhecer que a ANACOM as tenha anunciado como porta para explicações sobre apoios à compra de descodificadores.

«Só a Câmara Municipal de Vila Real forneceu informação completa. Nas juntas de freguesia de Agualva-Cacém, Sintra, de São Salvador, Évora, e do Barreiro entregaram-nos um folheto ou guia sobre a TDT», indicou o comunicado.

«Nas autarquias de Évora, Tomar e Vila do Conde obtivemos alguns esclarecimentos. A Junta de Freguesia da Senhora da Saúde, Évora, errou nalguns aspectos, mas a Câmara Municipal de Setúbal falhou totalmente», sublinhou o texto.

De acordo com a DECO, a maioria das 108 lojas de electrodomésticos e de electrónica revelou capacidades para clarificar os clientes sobre a adaptação dos televisores e antenas para a TDT, mas mais de um terço falhou.

Em Maio, a ANACOM já tinha exigido à PT que melhorasse «imediatamente» a qualidade da informação que estava a prestar ao público sobre a TDT, depois de ter detectado «falhas de informação» em acções de fiscalização.

Ainda segundo a DECO, os 37 instaladores, regra geral, «esclareceram bem sobre a manutenção das antenas».

Este estudo da DECO foi realizado entre 23 de Maio e 22 de Junho de 2011, num universo de 439 entidades, em 47 concelhos de todos os distritos do continente e ilhas.

Foram abrangidas 45 lojas PT bluestore, 108 lojas de electrodomésticos e electrónica, 37 instaladores de antenas, 39 câmaras municipais, 56 juntas de freguesia e 154 locais de serviços de televisão paga.

Fonte:Lusa/SOL

-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20110803/0afdc0c3/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER