ARLA/CLUSTER: Transmissão acidental causa uma grande confusão nos E.U.A.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Segunda-Feira, 1 de Agosto de 2011 - 13:34:23 WEST


É comum deixarmos a estação ligada durante longos períodos, monitorando alguma frequência em particular, enquanto estamos em casa. Mas é preciso tomar cuidado redobrado, pois se o seu transmissor entrar no ar acidentalmente, pode causar uma grande confusão para você e para os demais radioamadores. 

Recentemente nos Estados Unidos, uma sequência contínua de pontos ficou no ar por vários dias causando uma confusão daquelas.

Em 15 de julho, Walt Bilous, K3DQB - um Observador Oficial (OO) da ARRL na Pensilvânia, notificou ao Quartel General da ARRL, a escuta de uma sequência de pontos sendo transmitidos em telegrafia em 18.0855 MHz. Bilous continuou monitorando o sinal a noite inteira.

O Oficial de Regulamentação de Campo da ARRL, Chuck Skolaut, K0BOG pediu para Bilous alertar outros OOs para monitorarem a frequência, mas o sinal era difícil de monitorar pelas mudanças na propagação e desvanecimento características da banda em questão. "Nós alertamos os OOs por todo o país para monitorar e reportar informações sobre o sinal, incluindo direção e intensidade do sinal", disse Skolaut. "Nós recebemos respostas de vários Observadores". Mesmo assim, a origem do sinal continuava incerta, então Skilaut contatou a FCC pedindo apoio.

Na segunda-feira, 18 de julho, a FCC informou que "os sinais foram originados na Califórnia, mas também poderia ser de fora dos Estados Unidos". Na terça-feira, a ARRL recebeu a notícia da FCC que eles haviam encontrado a origem dos pontos. 

Eles visitaram a casa de um radioamador e encontraram a causa do problema e o transmissor foi desligado. De acordo com a FCC, um radioamador do Norte da Califórnia deixou acidentalmente o teclado do computador muito próximo da chave de CW. De alguma forma a chave foi empurrada pelo teclado, passando a emitir pontos contínuos.

"Nós agradecemos o empenho de todos os Observadores Oficiais envolvidos e à FCC que prontamente nos atendeu, localizando a fonte e eliminando a causa do sinal, prevenindo mais interferências na banda", escreveu Skoluat no site da ARRL.

Pelo menos uma lição pode ser aprendida com este episódio: tenha cuidado redobrado para que seu rádio não entre em transmissão acidentalmente. Atente para desligar o VOX e desconectar sua chave quando for deixar o shack por alguma razão.


Fonte: Luciano 'Luc' Moreira (PY8AZT) em DXBrasil ( http://tinyurl.com/448of77 )




Mais informações acerca da lista CLUSTER