ARLA/CLUSTER: Rádio Jornais »Novo Formato

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quinta-Feira, 28 de Abril de 2011 - 15:31:33 WEST


Comunicado conjunto das redacções editoriais da REP - Rede dos Emissores Portugueses e da ARBA - Associação de Radio Amadores da Beira Alta.

Na sequência das óptimas relações entre a REP e a ARBA, tornou-se de elementar bom senso, numa política de eficaz gestão de meios e racionalização de esforços, proceder a reajustamentos no que diz respeito à forma de transmissão dos rádio jornais via EchoLink. 

Assim, após amistosa troca de ideias entre os principais responsáveis pelas respectivas edições, foi possível encetar uma parceria entre a REP e a ARBA sobre este assunto. 

Neste sentido, ficou acordado entre as duas associações que, a REP realizará a transmissão do rádio jornal na Rede Portuguesa de Echolink na Conferência Luso-Usa às primeiras e terceiras Quartas-Feiras de cada mês, salvo indicação em contrário, esse rádio jornal terá a parceria da ARBA que contribuirá quinzenalmente com informações notícias próprias e/ou de outras associações.

A responsabilidade editorial será da REP ou ARBA de acordo com a sua origem. 

Às segundas e quartas Sextas-Feiras de cada mês a ARBA transmitirá o seu rádio jornal através da sua rede de repetidores nacionais. Esse rádio jornal terá a parceria da REP que contribuirá quinzenalmente com informações notícias próprias e/ou de outras associações. 

Com esta iniciativa de trabalho em parceria partilhando meios e informações pensamos contribuir para um aumento da qualidade dos rádio jornais. É nossa intenção contribuir também para demonstração cabal e inequívoca do salutar entendimento e cordial relacionamento entre duas grandes associações de radioamadores que são indiscutivelmente a REP e a ARBA.

Os editores responsáveis,

CT1FUH Paulo Sousa (ARBA) e CT1END Carlos Nora (REP)

Este comunicado foi transmitido pela REP no seu Rádio Jornal Nacional de 20 ABRIL 2011

Foi enviado à coordenação RPE o protocolo firmado entre a ARBA e a REP que desde já agradecemos.


A coordenação RPE vem congratular-se com esta decisão da ARBA e da REP, que veio precisamente ao encontro das pretensões da RPE manifestadas neste portal, assim como, pelas dos muitos atentos ouvintes dos rádio jornais, quer em Portugal quer no estrangeiro que nos foram fazendo chegar as suas sugestões. Quando há entendimentos assim até um calendário é mais fácil de construir. 


De acordo com as novas regras saídas da reunião de administração da conferência Luso-Usa/RPE, com o intuito de não haver interrupções nas emissões que provoquem distúrbios no normal funcionamento dos links e repetidores nacionais e internacionais, para que os tempos acordados possam ser respeitados, todos os usuários serão avisados pelo menos 15 minutos antes do início das emissões e de novo 5 minutos antes, com a informação de que a conferência ficará em Mute geral até ao final da emissão dos rádio Jornais. 



Fonte: RPE - Rede Portuguesa de Echolink (Luso-Usa)




Mais informações acerca da lista CLUSTER