ARLA/CLUSTER: Preciso de ajuda com a minha longwire

Julio Cesar ct1bwi gmail.com
Domingo, 17 de Abril de 2011 - 11:54:59 WEST

Olá Pedro

Sei onde é a "Carne Assada" e já tenho passado por aí..

No que respeita a estas antenas, penso que se conseguir uma instalação
em linha recta e pelo menos a uns nove metros do chão será a condição
ideal, mas já  vi e ensaiei algumas com todos os formatos e feitios:

Em triângulo, em quadrado, em sloop e ás curvas ( estilo lombo de camelo
) por cima de telhados e pior ou melhor aquilo trabalha sempre. Há uns
anos, estive a apoiar uma expedição que um amigo executou ( o Manuel
Martins ) que constou em dar a volta ao mundo num veleiro, em navegação
solitária. Montei-lhe uma antena "long wire" ( muito short neste caso )
que partia do topo do mastro para a ré do barco e que tinha cerca de 14
metros ( foi o melhor que se conseguiu ).

Eu e sobretudo o CT3BD ( olá Barros Teixeira !!! ) conseguimos comunicar
quase diariamente com o veleiro, em várias bandas, muitas vezes nos 80 e
nos 40 metros, durante os cerca de dois anos que durou a viagem.

Quando me mudei para esta casa faz uns 8 anos, estive meses a trabalhar
com uma extensão de corrente com 8 metros, a fazer de antena e pendurada
desde o meu sótão até à rua, encostada ao prédio e não lhe digo os
países que fiz para não me chamarem mentiroso..

O CT1PT ( Olá Carlos Pinheiro !!! )  tem uma igual á minha.  30 metros
de comprimento - 6 metros do chão - balun da WIMO ( 150W )  e já fez o
Pacífico quase todo.

Dou-lhe estes exemplos, porque será difícil arranjar condições muito
piores que estas e a coisa funcionou sem problemas, por isso não
desmonte ainda a espiral, porque eu penso que o problema estará no
transformador 1/9.

Pela sua imagem contei 12 espiras o que, pelo que eu tenho visto
ultimamente em coisas destas de fábrica, é uma barbaridade.

Seguem umas fotografias de um dos meus e pode reparar que apenas tem 4
espiras e que embora os toros de ferrite sejam ridiculamente pequenos
(os dois têm 3cm de altura com 3,5 de diâmetro) e trabalham
perfeitamente pelo menos até aos 1800W ( já experimentei ) sem sequer
aquecerem, e de 1,8 a 50 Mhz .

Repare que o fio também é ridiculamente fino:

Fica com este transformador à sua disposição, para experimentar a sua
antena de "rosca" e para se poderem fazer medidas do balun que construiu.

No que respeita aos dois tubinhos que tirou de "musiqueiros", deite
fora, porque vão saturar com poucos Watts, a não ser que os queira
utilizar apenas para recepção ou para um ultra-QRP.

73 e um abraço do CT1BWI

*Julio Cesar*

*http://www.aerodromo-cascais.pt*
*http://www.pelicano.com.pt/zpistas_in.html*