ARLA/CLUSTER: As 5 melhores antenas de fio por CT1FBF

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 15 de Abril de 2011 - 18:52:05 WEST


1ª- T2FD - ver em http://www.wellbrook.uk.com/UMBT2FD.html 
É sem duvida uma das melhores antenas, se não a melhor a utilizar-se em escuta pois o nível de ruído captado é bastante baixo. A carga resistiva pura varia entre os 300 ohm e os 900 ohm sempre e obrigatoriamente com resistências de carvão, o Balun varia na mesma lógica entre relações de 1:6 a 1:18. Chama-se a atenção para o tipo de montagem, de preferência em "sloper" com uma inclinação entre 20º e 40º(ver montagem no site supra citado, em “T2FD TYPICAL ERECTION”).

2ª- G5RV - ver em http://py3it.blogspot.com/2008/10/antena-g5rv.html
Uma excelente antena desde que trabalhe com um "Antenna Tuner" - Sintonizador de Antena, alias, como todas as montagens aqui descritas, principalmente se for para emitir com ela; a "escadinha" pode ser construída ou substituída por fita paralela de tipo TV antiga de 300 ohm ou actual de 450 ohm. 

3ª- WINDOM – http://www.feirinhadigital.com.br/rbr/HAM/projetos-usuarios/windom/antena-windom.htm
- Boa antena para escuta, recomendam-se as versões da Radio Works para emissão em: http://www.radioworks.com/ccwcover.html (Carolina Windoms) a utilizar com um Sintonizador de Antena; o Balun utilizado é normalmente de relação 1:4 ou 1:6.

4ª- Dipolo Bigodes de Gato – http://www.feirinhadigital.com.br/rbr/HAM/projetos-usuarios/Bidga/abigcat.htm
- Basicamente é constituída por múltiplos dipolos de 1/2 Onda. Recomenda-se calcular os dipolos para as Bandas mais utilizadas pela formula : 142,5 / FREQ. (frequência central da Banda em MHz) = Tamanho total da antena de ponta a ponta; não contando com o isolador central.

5ª- Antena LONGWIRE - http://www.py2adn.com/artigos/antena-longwire.pdf
De todas as antenas usadas, esta é a mais popular e simples, pela sua facilidade de construção e montagem. Trata-se na sua maioria de um fio esticado entre dois pontos e outro fio saindo de um extremo da antena para ligar a um Balun, o chamado “L” invertido sendo preferencialmente a parte horizontal maior que a parte vertical. Recomendada segundo os últimos estudos com um mínimo de 15 mts de comprimento, montada a pelo menos 5 mts de altura do solo e ligada a um Balun de relação 1:9 .


Ultimas recomendações - Ligar todas as antenas sempre com um bom Cabo Coaxial de 50 ohm se for para emissão, ou 75 ohm (Cabo de TV) se for para escuta.


João Costa, CT1FBF



Mais informações acerca da lista CLUSTER