ARLA/CLUSTER: Preciso de ajuda com a minha longwire

Prezado colega Pedro Madeira, CT2JQB.

Vamos primeiro tentar assentar um determinado conjunto de ideias base, e depois vamos aumentar o seu rendimento.

Assim, o esquema básico da instalação é este, seja de detrás para a frente, ou de frente para trás:

Transceptor <-----> Medidor de Estacionárias c/ Antenna Tuner <-----> Antena (tipo longwire).

Portanto, este esquema deve ser respeitado e por esta ordem.

Retirar, por exemplo, o Antenna Tuner (em português, Sintonizador de Antena) dali é uma péssima ideia, isto se a ideia, é ter uma instalação multibanda.

Se tiveres um analisador de antenas no local do transceptor, e se no Antenna Tuner existir um Bypass (isto é, uma ligação directa Analisador / Antena) vais ver que existe na pratica e nessa tua situação particular, uma ÚNICA frequência, numa qualquer banda, onde tudo isto é ressonante e a relação de ondas estacionárias é miraculosamente 1:1 (infelizmente e para nosso grande "galo" raramente calha numa frequência nas bandas de amador).

Mas, como a nossa ideia é ter uma instalação multibanda e a "sair" em diversas frequências, vamos ter o antenna tuner a funcionar para adaptar o transceptor à antena, independentemente de onde, pela sua natureza a antena é ressonante, e sempre em qualquer frequência onde se queira sair.

Assim, vamos tentar melhorar o rendimento.

Muito embora as perdas possam ser muito elevadas, mas pelo menos que algo saia, mesmo que isso seja só -5% da potencia que carregamos no emissor.

Ideias para aumentar o rendimento:

1º- Ligar no ponto de massa da antena (no teu caso, no olhal amarelo que está ligado ao suporte metalico da antena, colocar vários fios eléctricos (quantos mais melhor) cada um deles com aproximadamente  1/4 de onda calculados para o centro de cada banda onde pretendemos operar com a antena ou frequências de referencia.

Assim e para;

- 28.500 kHz (Banda dos 10m) dá qualquer coisa como 2,63m.

- 24.940 kHz (Banda dos 12m) dá qualquer coisa como 3,00m.

- 18.120 kHz (Banda dos 17m) dá qualquer coisa como 4,13m.

- 14.175 kHz (Banda dos 15m) dá qualquer coisa como 5,30m.

- 7.100 khz (Banda dos 40m) dá qualquer coisa como 10,56m.

- 3.700 kHz (Banda dos 80m) dá qualquer coisa como 20,27m.

- 1.845 kHz (Banda dos 160m) dá qualquer coisa como 40,65m.

Preferencialmente estes fios devem ser dispostos à volta da antena, sendo de pelo menos 1, por cada banda que pretendemos operar, todos ligados ao ponto de ligação do teu olhal amarelo que está ligado ao suporte da antena, ou mesmo a este suporte metálico.

2º - Fazer exactamente o mesmo, isto é, colocar vários fios eléctricos (quantos mais melhor) cada um deles com aproximadamente 1/4 de onda calculados para o centro de cada banda onde pretendemos operar com a antena ou frequências de referencia, para o ponto de massa do Antenna Tuner. Obviamente, que tanto no 1º como no 2º deixa lá estar o fio de 8m ligado ao eléctrodo de Terra. Pela minha experiencia, recomendo-te ligar só o eléctrodo de Terra ao Antenna Tuner e ao transceptor.

Seguidamente e depois de isto tudo feito, o que já não é pouco, ver com o Antena Tuner e com o Medidor de estacionarias, onde a antena carrega permitindo emitir.

Ora, nisto tudo parto do principio que o Balun está bem feito.

O comprimento do fio emissor não é critico, à quem use no mínimo 10m (caso do Rodrigo-CT1FOP), 15m como é o meu caso, ou 16,5m (como recomenda o CT1FFU) , etc, etc. Normalmente, quanto maior for o tamanho do fio maior o numero de bandas onde consegues carregar a antena.

Quanto á disposição do fio na cana de pesca, quanto menos bobine melhor. Se a cana tem 7m e se tens 10m de fio eléctrico multifilar, enrolas a coisa ligeiramente de modo a acomodar este comprimento.

Pronto, basicamente é isto e nada mais, o resto é ir experimentando; aumentado ou diminuindo o fio emissor que liga ao balun, pondo este noutras posições, etc, etc.

Da minha parte e neste momento, depois de muitas experiencias uma das minhas Antenas da Couve Galega (tipo longwire) carrega e bem até nos 160m.

Algo mais em que te possa ser útil à tua inteira disposição, ou na "linguagem" Q, sempre QRV.

João Costa, CT1FBF