ARLA/CLUSTER: Preciso de ajuda com a minha longwire

pedro_transistor sapo.pt pedro_transistor sapo.pt

Bom dia a todos:

Colega Gomes, chamei longwire á antena pois o projecto é relativo a esse tipo de antena, e como o princípio é o mesmo, achei que estivesse correcto. Não é muito fácil esticar uns 30 ou 50 metros na vertical para fazer uma longwire real eheh!

Colega Renato, se eu quisesse que o fio ficasse com o comprimento da cana tinha tido muuuito menos trabalho, acredite! Fi-lo desta forma porque já vi outros projectos na internet que também fizeram algo do género, não exactamente com 18m de fio e numa cana de 6,5m, mas algo muito parecido e relatavam que tinha funcionado bem! É certo que a forma como o fio está enrolado cria uma inductância mas dado que o fio só está ligado numa ponta... Não sei até que ponto actuará como uma bobine! No entanto, aquilo que me sugere (esticar o fio só com o comprimento da cana) não me parece que vá de encontro com as características de uma antena longwire, ou se for, será uma "longwire" que funciona bem dos 20m para cima e não é esse o intuito do meu projecto, de todo...

Tenho outra antena de construção caseira que gosto muito, na minha opinião tem muito bons resultados e já fiz muitos contactos com ela que é uma Windom FD-3. É uma antena que funciona a partir dos 40m para cima embora nos 40m ainda fique um pouco áquem, por isso queria fazer esta longwire para operar nos 160m 80m e 40m minimamente em condições!
Vou ver se arranjo um analizador de antenas para me ajudar nos meus projectos!

Obrigado pela vossa colaboração!
Os meus cumprimentos 73
Pedro Madeira - CT2JQB