ARLA/CLUSTER: Preciso de ajuda com a minha longwire

Julio Cesar ct1bwi gmail.com

Viva Colega Pedro

Para já, o colega tem que identificar onde está a maleita, ou seja, tem
que saber se o problema está na antena, se no balun se em ambos... Que é
o mais provável..

Ao enrolar o fio baixou o ponto de ressonância da antena, de forma que,
nesse caso e para o mesmo ponto de ressonância vai ter que encurtar o fio.

Pela experiência que tenho destas coisas ( que não é muita ) penso que
primeiro era de apontar as "baterias" ao Balun.

Andei meses a fazer experiências com transformadores com uma relação 1/9
( conhecidos por baluns magnéticos ) com tudo o que é ferrite (
inclusive com as célebres "Toroide Ferroxcube 4C65" ) que me trouxeram
dos EUs e só gastei tempo e paciência. Uma barraca!

Primeiro temos que ver como é que esse transformador está a trabalhar e
para isso há que meter-lhe uma carga de 450 Ohms do lado maior ( uma
resistência não indutiva ) e do outro lado o emissor com o medidor de
estacionárias... e provavelmente ter um desgosto. Há um outro truque,
que é ligar a esse um outro transformador 1/9 ( que seja confiável ) e
utilizar uma carga de 50 Ohms na ponta do segundo. Para essa impedância
tenho por cá cargas até aos 2 KW.

Também se terá que verificar se a ferrite que utilizou não satura com a
potência de serviço do emissor.

Nota: Nem pensar em usar os toroides das fontes de alimentação dos
computadores..  eheh !!

Cá pelo meu lado, quando perdi a paciência, depois de também ter
experimentado alguns dos baluns nacionais com péssimos resultados e já
quase a desistir, virei-me para a Wimo e encomendei-lhes o: "MTFT
Magnetic Balun" :
http://www.wimo.com/cgi-bin/verteiler.pl?url=wireantennas_e.html e foi
um descanso. Com 30 metros de fio, o sistema trabalha muito bem de 1,8
até aos 50 Mhz.

Posteriormente resolvi comprar um amplificador e como os OMs da Wimo só
garantem este "Balun" até aos 150W  encomendei-lhes dois da "Kelemen",
para trabalho até 2000 Watts" :
http://www.wimo.com/kelemen-antennas_e.html#kelemen-balun.  Com o
equipamento a debitar 1KW em AM durante dez minutos seguidos nem mornos
ficam.

Foi realmente um descanso. Mal empregado o tempo que eu perdi e o
dinheiro que gastei com todas as outras porcarias..

Agora passemos ao fio da antena.  A minha tem 30 metros, está feita com
arame de aço inox de 0,8mm a 12 metros do chão e trabalha bem. Também a
pode fazer com arame de ferro zincado( o chamado arame de fardo )que
trabalha tão bem como qualquer outro, é barato e dura uma vida. Há uma
tabela, muito usada para estas coisas onde pode ver quais os
comprimentos de fio que têm dado melhores resultados:

Como pode verificar, são os 16,2 metros que ganham, mas claro que vai
ter que usar sempre um sintonizador para poder apresentar ao rádio os
tais míticos 50 Ohms ou lá perto. Por outro lado, quanto mais fio tiver
no ar, melhores resultados consegue sobretudo nas bandas mais baixas.

Um outro truque, consiste em usar uma baixada de pelo menos uns 25
metros. Quando me passaram esta dica e eu fui experimentar verifiquei
que a antena sintonizava muito melhor em todas as bandas.  Há antenas
comerciais em que os fabricantes aconselham a mesma "mezinha". Vale a
pena experimentar!

Aconselho-o a usar um "Ugly Balun" para evitar que o coaxial da baixada
irradie pela malha. Acabam-se as interferências e sobretudo diminui-se
imenso o ruído na recepção... e claro que uma terra tão boa quanto
possível, também ajuda muito.

Pode ver aqui a minha instalação com o transformador 1/9 da Kelemen (
transparente ) e o "UglyBalun" que não passa de 6m40 de coaxial bobinado
numa forma de 12cm ( Tubo de esgoto de hidronil, à venda em qualquer AKI )

Que mais posso fazer para ajudar? Posso, por exemplo, emprestar-lhe por
uns dias um dos Baluns da Kelemen que ainda não montei para se ver como
trabalha com a sua instalação. Como moramos relativamente perto podemos
combinar qualquer coisa para um destes dias..

73 doCT1BWI

*Julio Cesar*

*http://www.aerodromo-cascais.pt*
*http://www.pelicano.com.pt/zpistas_in.html*