ARLA/CLUSTER: Programa SOTA Portugal

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Terça-Feira, 12 de Abril de 2011 - 15:40:35 WEST


Actividade de Radioamadores Montanhistas nos Cumes e Picos das Serras de Portugal.

Finalmente aí está! o SOTA em Portugal, depois de vários países terem aceite este desafio, aqui estamos nós com 57 Referências para o SOTA Internacional com data efectiva em Abril. É com grande satisfação que a candidatura da SOTA Associação Portuguesa foi aceite pela SOTA International.

O trabalho efectuado envolve cerca de 110 Referências, mas para já foram homologadas 57. 

SOTA é um programa internacional que fomenta a operação de radioamadores desde os cumes de colinas e montanhas. 
Os “Activadores” são radioamadores que transmitem desde os picos e cumes de montanhas. 
Os “Caçadores” são os radioamadores que contactam com o s “Activadores” . 
Os “SWL-Rádio escutas” podem também participar, anotando os QSO’s entre “Activadores” e “Caçadores”. 

O “Activador” é a Base do programa SOTA, pois que sem estes não haveria QSO’s (comunicados via rádio). Esta publicação destina-se a fornecer toda a informação necessária ao “Activador” para que a sua actividade seja bem sucedida.  Trata-se de um Guia com a informação básica e o compêndio de Regras do Programa SOTA pode encontra-se na publicação S0.1 General Rules. 

O “Activador” ascenderá aos cumes, picos de montanhas que estão incluídas No Programa SOTA, e desde ali estabelecerá QSO’s. A primeira coisa que deverá  saber é quais os Cumes ou picos válidos e para isso deverá saber quais as Serras e Montanhas que constituem o programa. Para isso deverá consultar o Manual de Referencia da Associação (ARM) da área a qual pretende efectuar a activação. 

Este Manual contém informação local útil, pontuações atribuídas aos distintos cumes y consequentemente quais os cumes e picos válidos e aceites. 

Os manuais de referência (ARM) podem ser descarregados da Página WEB Oficial do Programa SOTA ( http://sotaportugal.bravehost.com/ ).

Fonte: SOTA Portugal




Mais informações acerca da lista CLUSTER