ARLA/CLUSTER: boas.

Miguel Andrade ct1etl gmail.com
Segunda-Feira, 27 de Setembro de 2010 - 01:22:56 WEST

Caros colegas,

O uso de um sintonizador de antena torna-se realmente eficaz entre a antena
e a linha de transmissão.
As soluções automáticas ou manuais entre a linha de transmissão e o
equipamento têm a desvantagem de prestarem o mau serviço ao conjunto, pois
limitam-se a associarem, em condições de segurança para o emissor, um mau
acoplamento geral do sistema irradiante ( entenda-se linha de transmissão +
antena ). Isto é, não resolvem o problema mas limitam os danos que o mesmo
poderia vir a causar.
Dito isto, na minha opinião muito pessoal e modesta, a solução mais
eficiente é um sintonizador de antena automático entre a antena e a linha de
transmissão, ou uma antena directamente ligada à saída do sintonizador
manual ( sem linha de transmissão ). Aviso no entanto que esta última
solução acarreta problemas vários, particularmente acima de certa potência
de transmissão, incluindo, nalguns casos, interferências indesejáveis devido
à proximidade da antena e hipotéticas consequências nefastas para a saúde do
operador, as quais estão mal estudadas e compreendidas.
A solução para cada um de nós depende muito das condições locais e
específicas da nossa estação em particular, pois « quem não tem cão; caça
com gato ».
Não é Natal, nem estou de férias, mas aproveitei o facto de vir aqui á
procura de uma mensagem para dar esta minha contribuição pessoal.

73's de Miguel Andrade ( CT1ETL )
IM58js - 38º44'57" N/009º11'26" W
CQ Zone 14 ********* ITU Zone 37
endereço em/adress in www.qrz.com