ARLA/CLUSTER: QRS CW QSO party

Alcides Sousa alcides.sousa gmail.com

Boa tarde colegas,

Tenho lido com interesse todos os comentários que aqui têm sido postados
acerca, de como agora se chama, "PO CW QSO Party". Quem, como eu, que gosta
de CW e que o pratica todos os dias, felizmente, acho que é louvável a
iniciativa e se vai ter, ou não, diploma, se vai ter mais ou menos QRS, isto
em última instância é de somenos importância. O problema(?) do QRS tem
sempre a ver com o interlocutor que está do outro lado da linha, chamemos
assim. Para quem tem destreza a utilizar o código Morse se ao iniciar um
QSO vê que o outro lado transmite devagar, se se nota mesmo dificuldade de
transmissão, evidentemente que o que há a fazer é acompanhar o outro lado
baixando a velocidade (WPM) e, se houver necessidade repetir cada palavra
duas vezes. Afinal, estamos aqui por razões lúdicas e não se trata de uma
prova de velocidade de transmissão/recepção que, aliás, detesto. Julgo que o
nuclear deste evento deverá ser o convívio através da telegrafia entre
radioamadores portugueses, (há-os poucos, infelizmente), cativando os mais
novos para se dedicarem a este modo porque não é nenhum "bicho de sete
cabeças" e tem muito de aliciante.
Finalmente gostaria de alertar que os QSO´s em CW têm uma configuração
própria com utilização de códigos e abreviaturas. Ora, como possivelmente
muitos dos OM´s que irão participar neste evento poderão não estar
familiarizados com o que atrás mencionei, sugiro que para além do UR RST
...(este mandatório), se use linguagem clara e corrente. EX:
*GM DR OM HW ARE?*
Porque não utilizar:
*BOM DIA CARO AMIGO, COMO VAI?* Etc, etc.

Poderia referir uma miríade de outros exemplos mas acho desnecessário neste
momento.
Relativamente às frequências, como sabem a propagação últimamente não tem
sido muito famosa, mesmo para o CW. Por tal motivo sugiro serem comtempladas
frequências em todas as bandas (margem de manobra) e, porque não os 144 Mhz?

Para quem tiver a incumbência de organizar este CW Party, disponibilizo-me,
com muito gosto,
para qualquer colaboração que achem necessária (info in QRZ.COM).

73

Alcides Sousa - CT1JQK