ARLA/CLUSTER: Festa AM e o problema do FT-900 foi descoberto.

Fernando Dinis Silva scacem gmail.com

Não há duvida que o dia da Festa do Am deu-me para fazer várias
experiências, na Aldeia dos Chãos em tempo falei aqui sobre o meu
Rádio FT-900, e em tempos em conversação com o nosso colega Mourato
descobri que o meu rádio transmitia apenas com 100w em 3.5 e 7.0mhz a
partir daí só dava 50w nas restantes frequências pensei que fosse a
minha bobine de choque que meti no dipolo, e em conversação com o CT4
RK tudo indicava para os trap´s ou tinham entrado água ou na  bobine
de choque.
Descobri no domingo na Aldeia dos Chãos com outra antena,  e fiz a
experiência e continuava a debitar em ssb a cima das frequências de
7.0mhz só 50w. fiz a experiência com um TS50 e cinco estrelas descobri
então que o meu FT-900 estava bloqueado nessas frequências.
Quando mandei o rádio para o nosso colega no porto fez-me o favor de
me fazer o reset ao processador e bloquear o rádio para essas bandas
uma vez que no Japão na altura não era permitida mais de 50w nessas
bandas, ao fazer o reset ele assume a configuração  de fábrica logo
teria que modificar os valores para o processador o assumir , logo o
rádio tinha razão para não transmitir mais de 50w uma vez, quem o fez
o reset, o fez mal.
Hoje, depois de ter falado com um verdadeiro perito em Rádios dessa
marca  explicou-me essa situação e para todos que têm este rádio
poderem poupar uns €€€€€ e para não ser preciso de largar 120€ para
fazer-se um reset ao processador e mal feito ainda por cima , aqui vos
indico como o fazerem e voltarem a ter o rádio a emitir com 100w o meu
problema agora foi resolvido graças a um  verdadeiro radioamador que
me ajudou sem cobrar nada.

Passos a seguir:

1- Tirar a parte de cima onde se encontra o dissipador vai encontrar
uns pinos o TP3001 e TP3002 estão por de trás do Painel de Controle
chantar esses dois pontos, (por exemplo um fio com duas fichas tipo
crocodilo)  ao mesmo tempo carrega nas teclas PROC- ATT- IPO-NB e liga
o rádio irá aparecer no mostrador 02 OFF o que significa 02 representa
o código do País e off diz que apenas opera apenas nas bandas de
amador.
2- Roda o Dial do rádio até aparecer 00 ON que significa 00 1,800 a
29,999mhz o rádio fica completamente em aberto e com as potências
certas em todas as bandas.
3- Carregue no botão PROC (serve para memorizar o processador)desligue
o rádio e retire com cuidado a linkagem que fez com o fio com as
fichas tipo crocodilo entre o TP3001 e o TP3002.

E depois é só ligar e fica a trabalhar a 100%

Nota para fazer o reset ás frequências e voltar ás de origem é fazer :

1- carregar nos botões Up e Down ao mesmo tempo e ligar o rádio e as
frequências voltam ás de fábrica muitas das vezes surgem problemas em
que só conseguimos fazer o reset ao processador fazendo a linkagem dos
TP3001 e TP3002.

E assim colegas poupam um dinheirinho pois foi o que me aconteceu com
a a ajuda de um veterano do Radioamadorismo e um grande amigo do
CT1DZ.

Um abraço e espero que este post venha a servir de alguma coisa pois
andei a procura na net e não consegui encontrar como o fazê-lo.

73
CT1DZ