ARLA/CLUSTER: Festival de AM, o meu rescaldo.

Miguel Andrade ct1etl gmail.com
Domingo, 19 de Setembro de 2010 - 23:01:01 WEST

Caros colegas,

Permitam que partilhe convosco a alegria de uma tarde muito bem passada.
Fiquei surpreendido pela quantidade de estações que se fizeram presentes,
pela civilidade e... pela " limpeza " ( ausência de ruído e de
interferências )nas duas frequências onde operei.
Fiquei de facto espantado nomeadamente porque me encontrava num local
bastante elevado em relação à região limítrofe ( 455 metros de altitude ),
para além da proximidade em relação a 2 conhecidas estações repetidoras de
VHF.
Infelizmente não logrei alcançar o local planeado, tendo inclusivamente
batido com a parte inferior do chassis numa pedra e enterrado o carro num
caminho fora do alcatrão.
No entanto a festa que se seguiu durante a emissão foi de facto memorável.
Foram trabalhadas somente duas das faixas previstas, a dos 10 metros (
potências de emissão 25 watts ) e a dos 2 metros ( potência de emissão 12,5
watts ).

Os indicativos de estação trabalhados, a partir da quadrícula IM58hs, foram
os seguintes :

29,075.0 MHz - CT1PT, CT1QP, CT1ZX, CT1BWI, CT1GZB, CT1JIB, CT2HMX, CT2JTR,
CT2JYX... e mais um número indefinido de estações, às quais eu peço muito
sinceramente as minhas desculpas se os interferi nalgum momento, de forma
voluntária, devido ao local onde me encontrava.

144,575.0 MHz - CT1PT, CT1ZX, CT1AED, CT1APL, CT1EWD, CT1HDC, CT1JIB,
CT2FZI, CT2JFZ, CT2JTR e CR7ABP/CT2IFZ/P. A escuta da estação CT1BXT foi "
residual " ao nível de ruído e aconteceu graças ao contacto mantido com o
Pedro ( CR7ABP ).

A todos estes colegas o meu forte abraço e a minha gratidão pela
oportunidade de participar nesta homenagem aos pioneiros, isto é, a todos
aqueles colegas que ficaram na história do Radioamadorismo, de forma
anónima, no tempo em que a única forma de telefonia era a amplitude
modulada.

Destaco apenas o meu recorde em distância em 144 MHz desta notável aventura
- 148,2 quilómetros ( azimute 13,9º ), uma vez que o mesmo foi condicionado
pela urografia. Na realidade, existia um afloramento rochoso com mais 9
metros de altura a cerca de 35 metros de distância, sensivelmente na mesma
direcção. Com " apenas " 12,5 watts de potência, estou convencido que não me
posso queixar ;)

73's de Miguel Andrade ( CT1ETL )
IM58js - 38º44'57" N/009º11'26" W
CQ Zone 14 ********* ITU Zone 37