RE: ARLA/CLUSTER: Portátil???

Manuel Artur Rodrigues manuel.artur rcom.pt
Domingo, 12 de Setembro de 2010 - 14:33:55 WEST

Não querendo arranjar polémica, francamente e muito sinceramente, não vejo qual a confusão entre as palavras Portátil e Portable, ao significado é o mesmo, a única diferença está na pronuncia e na origem da palavra.

Eu entendo onde querem chegar, mas continuo na minha, que uma estação que se identifica como portátil deveria querer dizer que está a operar um equipamento, que em seu todo é autónomo, (Tanto na alimentação como no sistema irradiante).
E agora pergunto. Não seria mais lógico que, nos tais concursos que se fazem nos altos das serras com sistemas irradiantes externos e alimentações externas, as estações se identificassem como estações Moveis.
Justificando.
A estação móvel está num lugar que não é sempre o mesmo (não é fixo).
Qualquer estação móvel tem um equipamento que tem um cabo coaxial a liga-lo a uma antena externa (não especificada com mais ou menos ganho)
Por outro lado tem um cabo para uma alimentação externa (não especificada baterias ou gerador)

Bons concursos a todos

CT1AED
Manuel Artur
________________________________
De: cluster-bounces  radio-amador.net [cluster-bounces  radio-amador.net] Em Nome De Paulo Santos [ct2ivh  hotmail.com]
Enviado: domingo, 12 de Setembro de 2010 9:40
Para: ClusterARLA ClusterAR
Assunto: RE: ARLA/CLUSTER: Portátil???

Boas a todos

Acho que existe aqui se calhar uma confusão entre portátil e portable???

Quando fazem consursos normalmente na categoria "Portable" não quer dizer que estão a utilizar um equipamento portátil como o próprio nome indica, poderá ser qualquer tipo de equipamento mas normalmente necessita de alimentação externa.

Acho que o ideal é utilizarmos a numenclatura em inglês "portable" já que a maioría dos concursos internacionais se regem por esta regra. Posso estar a dizer uma grande asneira mas eu entendo as coisas desta maneira.

Se eu estiver em casa utilizando um equipamento portátil acho que só devo chamar com o meu indicativo ct2ivh. Se por acaso estiver fora da minha estação fixa acho que aí já se deve utilizar a numenclatura /p ou /m ou /mm ou até /am.

Um abraço e bons dx. Aproveitem o domingo pois o tempo está muito agradável.

Vy 73.

CT2IVH Paulo Santos Locator: IN50sk Iota Hunter Good Hunting........