ARLA/CLUSTER: Assinado hoje novo estatuto das Antilhas Holandesas

CT1FOQ-Rodrigo Nunes ct1foq gmail.com
Sexta-Feira, 10 de Setembro de 2010 - 19:20:27 WEST


Depois de muitos avanços e recuos, diversos referendos e acordos, foi hoje assinado em Haia (Holanda) a declaração que revê o estatuto político das 5 ilhas que constituem as actuais Antilhas Holandesas.

Assim, a partir de 10 de Outubro de 2010, as Antilhas Holandesas serão dissolvidas como entidade política unificada e:

- Sint Maarten e Curaçao serão, cada uma, dependência autónoma do Reino da Holanda (à semelhança do que acontece com Aruba desde 1 de Janeiro de 1986);

- Saba, Sint Eustatius e Bonaire terão (em conjunto) o estatuto de munícipios especiais do Reino da Holanda.

Quer isto dizer que no futuro perspectiva-se a extinção de PJ2/PJ4 (Bonaire e Curaçao) e de PJ5-PJ8 (St Maarten, Saba e St. Eustatius) como Entidades DX e a criação de (possivelmente) 3 ou porventura 4 novas Entidades DX:

- Sint. Marteen;

- Curaçao;

- Saba, Sint Eustatius e Bonaire.

Há a possibilidade de Bonaire se tornar uma Entidade DX distinta de Saba & Sint Eustatius uma vez que segundo algumas medições dista mais de 800 km de Saba (800,6 Km). Contudo segundo outras medições dista menos de 800 km não cumprindo portanto o critério do DXCC. (cf. http://dx-world.net/2010/distance-between-bonaire-saba/).

Uma coisa é certa, para os entusiastas do DX, quem ainda não fez, pelo sim pelo não, apresse-se a trabalhar as Entidades (ainda) existentes pois irão haver de certeza mudanças, prova disso é que entre 10 e 23 de Outubro de 2010, um team irá activar a "nova entidade" Saba & Sint Eustatius (http://www.saba2010.com/)

Têm a palavra, como sempre, a ARRL e o DXCC.



73´s de

Rodrigo Nunes - CT1FOQ


-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20100910/b4362d14/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER