ARLA/CLUSTER: Antena helicoidal

Antonio Matias ct1ffu gmail.com
Segunda-Feira, 6 de Setembro de 2010 - 14:39:26 WEST

Esta antena é muito dificil de modelar num programa de analize da antenas,
por isso não tenho a certeza das maravilhas anunciadas.
Qualquer das formas, os plots apresentados pelo DF2CK são muito fraquinhos,
e sinceramente estava à espera de melhor.
Resta-nos as opiniões formadas pelos colegas que na prática as testaram e
defendem o seu valor.
Uma coisa é certa, os antigos engenheiros da URSS usam muito estas antenas
nas comunicações Terra-Espaço.
Não sei se é a melhor antena do mundo, mas vale sempre a pena fazer uns
testes, pelo menos é bem bonita.

Tenho uma pronta com 12 espiras em Hélice e a ver se a testo por estes dias.

73
Matias