ARLA/CLUSTER: RE: Digest CLUSTER, volume 68, assunto 12

luis rabasquinho luisct5juo hotmail.com
Quinta-Feira, 2 de Setembro de 2010 - 21:31:53 WEST


Boa noite colega Matias CT1FFU

Sou o Luís CT2JUO de Coimbra.

Tenho um colega que quer comprar uma antena, mas temos tentado ligar para o telemóvel já algum tempo mas o meu amigo não atende.

Eu vi o seu maíl que me enviou com o seu numero, mas é para esse mesmo que temos tentado.

Agradecia que me dissesse alguma coisa. O meu numero é o 915503553.

Boa noite a todos os colegas, 73s

Cumprimentos de 
CT2JUO
Luís Rabasquinho


From: cluster-request  radio-amador.net
Subject: Digest CLUSTER, volume 68, assunto 12
To: cluster  radio-amador.net
Date: Thu, 2 Sep 2010 13:12:52 -0700

Enviar mensagens de CLUSTER para 
	cluster  radio-amador.net
 
Para se inscrever ou para anular a sua inscrição via web, visite o
endereço
	http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster
ou envie uma mensagem de email com a palavra 'help' no assunto ou no
corpo da mensagem para 
	cluster-request  radio-amador.net
 
Pode entrar em contacto com a pessoa que gere a lista através do
endereço
	cluster-owner  radio-amador.net
 
Quando responder, por favor edite sua linha de assunto de forma a ela
ser mais específica do que "Re: Contents of CLUSTER digest..."


--Anexo da Mensagem Reencaminhado--
From: ct1ffu  gmail.com
To: cluster  radio-amador.net
Date: Thu, 2 Sep 2010 20:12:43 +0100
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Super Tropo

Olá Mario.As ondas longas e média, têm um comportamento muito peculiar.Devido ao enorme comprimento de onda, é inevitável que a terra exerça grande influencia na propagação.As antenas, são gigantescas e inevitavelmente perto do solo relativamente ao comprimento de onda.
Assim sendo, estes emissores  são sempre polarizados verticalmente e em terrenos planos sem acidentes.Devido à baixa frequência e efeito da terra, não é possível  receber estes emissões por via espacial, pois as ondas  directa e reflectida são canceladas mutuamente devido  desfasamento de 180º.
Assim, recebemos sempre por onda terrestre, que é a onda sobrevivente às garras do cancelamento.O problema, é que as ondas de radio, sofrem o mesmo efeito das ondas do mar, ou seja, deslocam-se mais lentamente junto ao solo do que no espaço, e assim sendo, a onda vai-se deitando, e passados alguns quilómetros de distancia da antena, a onda já está em polarização horizontal.
Este efeito é bem conhecido dos low-band DXres, por isso é que usam beverages bem rentes ao solo e na horizontal para receber, e verticais para emitir.
  As distancias  medias por via terrestre  alcançadas nas diversas bandas pode ser calculada.



	
	
	
		
			Frequency (MHz)

		
		
			Km

		
	
	
		
			1.8

		
		
			150

		
	
	
		
			3.5

		
		
			80

		
	
	
		
			7

		
		
			60

		
	
	
		
			14

		
		
			50

		
	
	
		
			21

		
		
			35

		
	
	
		
			28

		
		
			30

		
	


  

2010/9/2 Mário Osório <ct2htm  gmail.com>



Boa tarde

Aproveito este tema do tropo-ducting para perguntar ao colega Matias até que distância se pode considerar um bom take-off para as bandas de HF,  VHF e UHF? Pelo que li algures parece que quanto menor a frequência mais pode ser dentro do continente. esta teoria até tem lógica porque há menos absorção! Estou a lembrar-me do emissor AM da RR dos 594 kHz em Muge, no entanto outros emissores há em zonas mais interiores (Castelo Branco, Chaves, Viseu).



Saudações a todos

73´de CT2HTM

Mário


_______________________________________________

CLUSTER mailing list

CLUSTER  radio-amador.net

http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster






--Anexo da Mensagem Reencaminhado--
From: ct1hix  sapo.pt
To: VHF-EA-CT  gruposyahoo.com; cluster  radio-amador.net
Date: Thu, 2 Sep 2010 21:05:33 +0100
Subject: ARLA/CLUSTER: Concurso IARU Região 1

Boas
No proximo fim de semana, vou participar no Concurso IARU Região 1 em dois 
metros, a partir de Paredes de Coura.
 
Indicativo-CT1HIX/P
QTH Locator-IN51RW
Altitude-730m
TxRx-ICOM 746
Antena-TONNA 9 ELEMENTOS (vertical) e LFA 11 elementos (horizontal)
 
Boa sorte!
 
 
73 Gomes CT1HIX 
 
 
-- 
Estou utilizando a versão gratuita de SPAMfighter para usuários privados.
Foi removido 752 emails de spam até hoje.
Os usuários pagantes não têm esta mensagem nos seus emails.
 Adquira SPAMfighter grátis aqui: http://www.spamfighter.com/lpt
 
 
 
 


--Anexo da Mensagem Reencaminhado--
From: radiofarol  gmail.com
To: cluster  radio-amador.net
Date: Thu, 2 Sep 2010 21:10:24 +0100
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Notícias da AMRAD: Radiosport (radioamadorismo desportivo e competitivo)

É está 100% correcto...Só discordo da seguinte afirmação: "Complementarmente, outros praticantes dedicam os seus tempos livres ao radioamadorismo de base tecnológica e científica, outra versão do Radioamadorismo"...Aqui o radioamadorismo tradicional é considerado "complementar"...Acho que complementar é o tal radio sport!!!...Não estou minimamente preocupado com quem discordar comigo...Uma coisa é mais que certa. Eu não sou atleta de rádio...Sou amador de rádio. O radio sport é uma "moda" de senhores cheios de dinheiro, que nem sabem o que é um andar final...escusam de me tentar convencer do contrário, que não conseguem...No entanto quem tiver opinião contrária à minha tem exactamente o mesmo direito do que eu, de exprimir a sua opinião.

O radio sport, não trouxe nada de util ao radioamadorismo. antes pelo contrario...E depois ainda dizem mal dos amadores que concordam com o apoio dos radioamadores à proteção civil!!!! 

Esta é a minha opinião, e não vou contestar qualquer comentário.


73 de CT4RK




No dia 2 de Setembro de 2010 13:31, João Gonçalves Costa <joao.a.costa  ctt.pt> escreveu:


 O termo Radiosport é moderno e de origem ocidental, recorrentemente usado para descrever as múltiplas actividades desportivas e competitivas que hoje se inserem no Radioamadorismo. Foi a abertura do comércio e indústria da electrónica que permitia a partir dos anos de 1980 o acesso rápido a novas práticas ocupacionais e desportivas ligadas com a rádio e radiocomunicações, assim como as telecomunicações celulares e a informática que se banalizaram a partir do ano 2000.



Centenas e centenas de milhares de cidadãos em todo o mundo, tem hoje acesso a dispositivos de rádio e radiocomunicações que antes dos anos de 1980 lhes estavam vedados, em parte, pela complexidade tecnológica, depois pelos preços, e ainda, pela necessidade de possuírem competências técnicas essenciais à construção e exploração dos meios radioeléctricos.





A definição e os objectivos maiores do Radioamadorismo como cultura científica e serviço público não mudaram em mais de um século, contudo, as administrações europeias das radiocomunicações facilitaram recentemente o acesso das crianças, de jovens e adultos ao que se denomina de Serviço de Amador, o serviço emissor dos postos de amador, popularmente chamados dos radioamadores.





Neste contexto o radiosport ou o radioamadorismo desportivo e competitivo é cada vez mais praticado por desportistas animados pela pura competição, a maioria não se importa sequer em dominar tecnologias radioeléctricas, grande número não estuda, nem se qualifica para o conhecimento técnico e científico da Rádio, apenas querem ter acesso às radiocomunicações ionosféricas, aceder aos meios de rádio dos postos de amadores, para poderem falar com lugares indeterminados situados em todo o mundo. Querem fazer ligações, numa cadência com elevado número de comunicações bilaterais feitas através da rádio, que lhes permitem em escassos segundos apenas, fazer troca do indicativo da estação (o prefixo do país e o sufixo da estação) e ainda a troca de um número de série, o número que os colocará no topo da competição, em troca, enviam postais de QSL (confirmação), com os quais lhes é depois permitido adquirir troféus, as taças e diplomas dos concursos em que participam.







Complementarmente, outros praticantes dedicam os seus tempos livres ao radioamadorismo de base tecnológica e científica, outra versão do Radioamadorismo onde raramente se fala, a versão histórica e original do operador amador das radiocomunicações, daqueles que há mais de um século, estudam, constroem e exploram os seus meios radioeléctricos, tentando através deles, fazer ligações, mas sem entrar em concursos nem fazer competição pelo número de QSO, mas tão somente, pelo alcance, pela qualidade dessas radiocomunicações e pelos meios técnicos e disciplinas que exploram e aprendem.





Na recente legislação nacional que permite o acesso à instalação e exploração de um posto emissor do serviço de amador, Ver website do ICP-ANACOM e o Decreto-Lei n.º 53/2009 de 2 de Março onde o legislador nacional num esforço de modernização estrategicamente concertada abriu o acesso a crianças e jovens com idade superior a 12 anos. Tal como nos primórdios da Rádio, os jovens amadores manterão um período de auto-aprendizagem, findo o qual, e depois de se candidatarem a novos exames, mas técnicos, poderão ter acesso a um posto emissor de rádio.





Esta situação tem sido questionada, mas é verdade que ela tenderá a consolidar o gosto e a determinação de prosseguir, apenas com todos aqueles que na verdade se interessam e investem no conhecimento das ciências radioeléctricas, filtrando de certo modo, o acesso populista de quem apenas, por dispor de recursos financeiros, tenderia a fazer da Rádio e do Serviço de Amador mais um vulgar espaço de consumo e exibição ao invés da cultura do conhecimento científico e competência tecnológica.





Definição:



Serviço de amador - serviço de radiocomunicações que tem por objectivo a instrução individual, a intercomunicação e os estudos técnicos efectuados por amadores;





Fonte:AMRAD - Associação Portuguesa de Amadores de Rádio para a Investigação Educação e Desenvolvimento.


_______________________________________________

CLUSTER mailing list

CLUSTER  radio-amador.net

http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster




-- 
Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal

 Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line" causa fortes interferencias noutro serviços sem voce se aperceber. Diga não à tecnologia power line. Proteja o ambiente


----------------------------------------------------------- 






--Anexo da Mensagem Reencaminhado--
From: radiofarol  gmail.com
To: cluster  radio-amador.net
Date: Thu, 2 Sep 2010 21:12:24 +0100
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: QSO's Técnicos nos 80m

Em regressando ao QTH lá estarei, nos dias em que estiver por casa.
73 CT4RK

2010/9/2 Antonio Matias <ct1ffu  gmail.com>


Boas tardes.Informam-se os colegas interessados que já começaram a emissões com assuntos exclusivamente técnicos entre radio-amadores em 80m.

Esta iniciativa tem por fim, divulgação, instrução e compartilha de conhecimentos entre radio-amadores.
A ideia teve excelente aceitação entre vários colegas com este interesse e o entusiasmo é grande.Assim sendo, são bem vindos à discussão para exposição de dúvidas, ideias e projectos. Todas as noites entre as 21 e 24 h ( aprox) na frequência 3,744mhz  a todos os colegas.



Melhores 73
MatiasCT1FFU
QRV 3,774 lsb 

  



_______________________________________________

CLUSTER mailing list

CLUSTER  radio-amador.net

http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster




-- 
Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal

 Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line" causa fortes interferencias noutro serviços sem voce se aperceber. Diga não à tecnologia power line. Proteja o ambiente


----------------------------------------------------------- 



 		 	   		  
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20100902/b02a093a/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER