ARLA/CLUSTER: Repetidor de VHF da Arrábida

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quinta-Feira, 2 de Setembro de 2010 - 10:31:04 WEST

Caros colegas
Já se encontra de novo operacional e em fase experimental o repetidor RV59
da Serra da Arrábida. A pedildo de varios colegas, foi o roger beep alterado
para menos modulação e uma frequencia de beep mais baixa. Assim o nivel do
beep no final dos cambios baixou 10dB e o tom passou de 1Khz para 600 Hz.
Foi construido um novo frontend, pois o que existia estava com problemas.
Nos testes preliminares, aparentemente, o repetidor mostra-se mais sensivel
na recepção, (depende tambem do nivel de QRM local, que costuma ser muito
elevado), pois foi possivel manter contacto a 100% com a estação CT1JBB/M
dentro de Montemor-o-Novo, estando este colega a utilizar um portatil de 5
wtts com uma antena exterior. Contactos tentados nesta posição
anteriormente, nunca foram possiveis.
Quero tambem assinalar a presença de 12 potenciais geradores de QRM feroz,
alguns de consideráveis dimensões, que estavam deitados à entrada do portão
do perimetro das instalações. refiro-me a 12 cães, aparentemente abandonados
ou vadios, que formaram uma matilha, e acamparam nos terrenos das
instalações. Confesso que ontem, ao final da tarde, quando me desloquei
sózinho ao local, e fui enfrentado pelo "exercito" de cães a ladrar, tive
algum receio de entrar, pois cães famintos em quadrilha podem ser perigosos.
Mas depois de entrar com o carro, cada um foi assentar vigia ao alto das
pedras a olhar para mim, sem me incomodar. de vez em quando, algum mais
afoito aproximava-se para matar a curiosodade, mas ficava de "bico
calado"...Enfim...foram só receios, mas nada aconteceu. Quando sai já nem
ladravam...mas lá ficaram todos. Deve haver "coelhada" por ali...Os ladrões
de cobre que se acautelem...O ambiente não está para brincadeiras.
Ehehehehe. Se eles não fizerem mal a quem precisa de lá ir trabalhar, servem
como dissuasores da gatunagem!!!...Nem tudo é mau.

73 de CT4RK

power line. Proteja o ambiente