RE: ARLA/CLUSTER: Rádio Farol

Quarta-Feira, 27 de Outubro de 2010 - 11:01:01 WEST

Bom dia Colega José Luís Proença, operador do Posto Emissor, CT1GZB

Infelizmente e ao que parece, todos os radiofaróis costeiros nacionais foram desactivados mantendo-se ainda alguns aeronáuticos.

Ao que fui informado em tempos pelo dexista português Carlos Gonçalves, o Instituto Hidrográfico (Marinha) publicava um livro muito informativo com todos os seus faróis, incluindo os radiofaróis.

Neste site  http://www.xs4all.nl/~cisquet/NDB.htm encontras, clicando no indicativo, as gravações de alguns radiofaróis internacionais sendo alguns deles nacionais.

Uma das maiores autoridades mundiais sobre a matéria é o alemão Michael Oexner que publica anualmente o " The European NDB Handbook " e o " The North American NDB Handbook ".

Um dos sites de referencia mundial está em: http://www.beaconworld.fotopic.net/ .

João Costa, CT1FBF

________________________________

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de José Luís Proença (CT1GZB)
Enviada: quarta-feira, 27 de Outubro de 2010 0:08
Para: cluster  radio-amador.net
Assunto: ARLA/CLUSTER: Rádio Farol

Depois de escutar a reportagem sobre o Farol Museu de Stª Marta, fiquei curioso e gostaria de perguntar se algum colega sabe quais eram as mensagens que esses Rádio Faróis emitiam.
Pelo que escutei sei que a emissão era em telegrafia mas desconheço o conteúdo das mesmas, quais as siglas de cada Farol, que antenas usavam, assim como as frequências, etc.

Enfim, saber tudo o que seja possível sobre os Rádio Faróis.

73 de José Luís Proença
Operador do Posto Emissor, CT1GZB
ARVM # 53
REP # 1418