ARLA/CLUSTER: HF Preselector

Victor Bravo victor.bravo netvisao.pt
Segunda-Feira, 25 de Outubro de 2010 - 17:07:01 WEST

Boa tarde,

O que o colega CT4RK escreveu está correctíssimo…vem nos livros.

Colega Matias, reforço o meu convite para uma visista ao meu qth. Depois,
decida por si.

73 de Victor Bravo, CT4GO

From: cluster-bounces  radio-amador.net
[mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] On Behalf Of Carlos Mourato
Sent: 25 October, 2010 02:34 PM
To: Gomes; Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: HF Preselector

Colegas

Já à uns anos que tenho dendro do SP8 da yaesu um DSP da BHI. Os resultados
são mesmo bons auditivamente, mas atenção. Para CW são um desastre pois
simplesmente cortam o tom do CW. A não ser que se coleque o DSP na posição 1
ou 2, o que em relação ao QRM é marginalmente eficaz, nas outras 3 posições
é impraticável o CW. Alem disso, o problema do QRM não é o audio. É sempre
uma solução de compromisso a tentativa de eliminar o QRM a montante. Quando
o QRM entra pela antena, não prejudica apenas o "ouvido". O AGC é fortemente
atacado e torna-se pouco eficaz e por vezes o proprio sinal fica "mascarado
pelo QRM. Na saida de audio não se escuta o QRM, mas o sinal tambem vai à
"vida", porque o AGC, comandado pela FI já está a debitar uma tensão
elevada, devido aos sinais de QRM em RF, e como tal já está a diminuir
drásticamente a sensibilidade do RX . Como na qualidade da recepção o que
conta é o SNR (relação sinal ruido) e como isso é derivado do sinal de RF,
qualquer artimanha que se coloque no audio, em nada altera o SNR...Apenas
torna a escuta mais agradável!

Quanto ao préselector, nunca utilizei nehum, mas a finalidade é adicionar
selectividade ao receptor. Em consequência disso teremos menos distorção nos
andares "frontend" e logo menos intermodulações, provocadas por estações
extremamente fortes, fora da frequência em que estamos sintonizados e nada
mais que isso.

O QRM, sendo por natureza uma emissão de banda ultra largam tambem está na
QRG em que sintonizamos o nosso receptor, por isso acho que não vai resultar
no caso de QRM que o Matias tem....É que não se pode atenuar um sinal
interferente em por exemplo que esteja a irradiar em 14.250KHz, sem atenuar
um outro na mesma frequência que seja desejável escutar.

Ainda não se inventou um circuito que consiga discriminar entre voz e ruido.

73 de CT4RK