ARLA/CLUSTER: Verdadeiro ou Falso

Paulo Santos ct2ivh hotmail.com
Sexta-Feira, 22 de Outubro de 2010 - 09:13:53 WEST

Boas Matias

Obrigado pela resposta. Sim eu estava a falar mais dos 28mhz e também 27mhz.

Afinal não estava tão enganado.

Vy 73.

CT2IVH Paulo Santos Locator: IN50sk Iota Hunter Good Hunting........
WWW.YOUTUBE.COM/CT2IVH

Date: Thu, 21 Oct 2010 10:51:19 +0100
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Verdadeiro ou Falso
From: ct1ffu  gmail.com
To: cluster  radio-amador.net

Bom dia Paulo.
Bem , em 80m é difícil.
Mas vamos por partes.
Para haver back-sckater tem de haver um retorno do sinal, é óbvio. Aqui há duas hipóteses: ou o sinal dá a volta completa à Terra, ou
faz reflexo em algum lado.
O back skater é muito conhecido por operadores de 10m e CB, visto serem bandas relativamente limpas e dentro de uma gama de frequências que podem estar dentro dos paramentos globais para a camada F2.
Em 10m chega-se a a escutar com algum delay a nossa própria voz, isto porque a RF viaja através da grey-zone dando a volta completa ao globo a acabando por ser recebida pela própria antena  alguns milisegundos depois.
Sabemos que a velocidade da RF é igual à da luz e que é bem rápida, mas a constante  subida e descida nos múltiplos saltos,
tornam o caminho mais longo e mais demoroso.
Há também ocasiões, mais raras, em que  o scatter não é pela grey-zone, mas por qualquer lado,long-path, aqui neste caso, só mesmo em situações de alta ionização F2. Alturas do pico solar.

Nos 80m é quase impossível isto  acontecer, visto que esta banda não se propagar no lado iluminado da Terra por causa da absorção da camada D.

Nos 6m, acontece o back-scatter diferente, o que eu publiquei não deu nem dá nenhuma volta ao mundo.
O meu RF viajou alguns milhares de Km e bateu numa nuvem F2 com MUf suficiente e reflectiu o RF para o Mar.
Agora riam-se...
E, como é que se bateu no mar, ela, a RF voltou para trás?
É um mistério, mas há quem diga que a RF bate nas costas das ondas do mar, e como as ondas são boas reflectoras de RF, o sinal é dispersado também para trás de volta ao emissor.

O Back-Scatter que mostro no Filme, apenas acontece sobre o mar, o delay é de milissegundos, e pelos cálculos efectuados não viaja mais de 4 a 6 mil Ko que demonstra que vai ao meio do oceano e volta.

Daqui a 2 anos entraremos numa fase de alta ionização da F2 quase constante e global
Este tipo de fenómeno vai ser muito comum.

73
Matias