ARLA/CLUSTER: Aplicação Push to Talk (PTT) no Projecto HSMM.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Terça-Feira, 19 de Outubro de 2010 - 13:33:40 WEST


 O Push to Talk (PTT), ou ainda Push-To-Talk Over Cellular (PoC) é uma tecnologia que permite comunicação "half-duplex" que transforma dispositivos móveis de processamento de dados comuns (telemóveis, smartphones e PDAs GSM ou CDMA) em poderosos walk-talkies. 

As operadoras tendem a disponibilizar o serviço ao segmento empresarial e de grande consumo facilitando conferências entre múltiplos utilizadores, grupos pré-definidos ou sessões de chat, comunicação de voz instantânea com apenas pressionar um botão.

Entre os recursos oferecidos através do Push-to-Talk, estão a transmissão de vídeo em tempo real, comunicação IM (Instant Messaging) bidireccional entre clientes e PC e telemóveis, e envio de uma mensagem de voz a uma caixa de e-mail, entre outras possibilidades.

Com a Tecnologia Push-to-Talk, grupos corporativos ou particulares podem comunicar entre si de forma mais rápida, prática e económica aproveitando a cobertura de telefonia celular convencional. Além disso, os assinantes trocam mensagens de texto instantâneas e contam com rastreamento GPS em tempo real.

Funcionamento
A comunicação é "half duplex", ou seja, é caracterizada por apenas uma direcção de transmissão de cada vez. Com isso, o serviço permite aos utilizadores de telemóveis uma conexão rápida com um ou vários assinantes. Por este serviço, uma pessoa pode falar num determinado momento, e todos os participantes ouvirem o discurso.

O serviço PoC é similar ao walkie-talkie, onde o assinante aperta um botão para falar com um outro utilizador ou com um grupo da sua lista. Os convidados recebem a voz do primeiro sem ou com uma acção, por exemplo, simplesmente ouvindo o interlocutor ou recebendo uma notificação deste que deverá ser aceita para que o diálogo se inicie.

O Projecto HSMM (High Speed MultiMedia Network) para redes integradas de comunicações de amador utiliza entre outras funcionalidades esta aplicação. 

Mais informações sobre o Proyecto HSMMN em http://www.bicubik.net 

Fontes: Adaptação da Wikipédia e blog de Alex Casanova (EA5HJX) .



Mais informações acerca da lista CLUSTER