ARLA/CLUSTER: Actividade solar update

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Terça-Feira, 19 de Outubro de 2010 - 10:53:03 WEST


Caro Mourato,
 
Permite-me uma correcção a esta tua afirmação " Tem havido excelentes condições NVIS em 40m, com sinais muito fortes, mas com poucos amadores de Portugal, a aproveitar a propagação."
 
Efectivamente os escoteiros e as suas perto de 90 estações inscritas nesta 53ª edição do Jamboree no Ar (JOTA) com os seus Indicativo de Chamada Ocasional tiveram muita sorte com a NVIS que se fez sentir no fim-de-semana passado, especialmente nos 40m a nível nacional. 
 
Da minha parte, acompanho sempre com muito interesse estes JOTA, inclusive do ponto de vista do estudo da propagação visto a boa dispersão de estações participantes pelo território nacional.  Utilizando o meu indicativo, e com as minhas mais que modestas "antenas das couves" contactei com cerca de 30 e só não efectuei mais, para não perturbar o evento visto que não estava a operar em nenhum agrupamento. 

João Costa, CT1FBF
________________________________

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Carlos Mourato
Enviada: segunda-feira, 18 de Outubro de 2010 20:48
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: ARLA/CLUSTER: Actividade solar update



Boas noites prezados colegas 

O Sol está agitado. O sunspot number está a 61 e o fluxo a 84. Mais sunspots podem formar-se nos proximos dias, devido a uma zona com bastante actividade que se encontra a entrar em linha de vista com a Terra. A zona activa 1112, que se encontra quase a desaparecer no limbo Oeste do Sol, têm produzido bastantes flares chegando a classe M1. As zonas 1113 e 1115, continuam a apresentar manchas solares de consideráveis dimensões. Calcula-se que cada uma das manchas visiveis nas fotos, tenha 3 vezes o tamanho da Terra. O TEC da ionosfera está a subir, o que faz prever uma melhoria na propagação de HF. Nos próximos dias, a MUF deve continuar alta e com tendencias a subir.
Nos proximos dias poderão acontecer boas aberturas até aos 50MHz.
A NVIS tem estado relativamente alta, tendo chegado mesmo aos 10 MHz. nos ultimos dias. Tem havido excelentes condições NVIS em 40m, com sinais muito fortes, mas com poucos amadores de Portugal, a aproveitar a propagação.





Mais informações acerca da lista CLUSTER