ARLA/CLUSTER: Rf choke

ct1ewa ct1ewa gmail.com
Segunda-Feira, 18 de Outubro de 2010 - 01:23:58 WEST

Boa noite

Caro colega Júlio, desde já os meus agradecimentos pela sua informação.

A minha dúvida tem, como todas as dúvidas, a sua razão de ser.

Ainda na passada sexta-feira pedi conselho a um nosso colega sobre um choque
de cabo coaxial, pois estive com outro colega a testar uma windom e chegamos
à conclusão que aplicando o choque com cabo coaxial as estacionárias
aumentavam consideravelmente.

Infelizmente ainda tenho as minhas antenas desmontadas após os danos
causados por uma tempestade em Fevereiro e por isso  vou aproveitar para
aplicar este choque "Ugly Balun".

A minha dúvida é se na Explorer 14 , que por si tem um balun, esta solução
vai funcionar e melhorar o desempenho desta antena.

Fico na expectativa de que sim, pois tinha bastantes interferências quer no
RX quer no TX quando usava a antena e preparava-me para lhe aplicar um
choque com umas 6 voltas de cabo coaxial aí de 20cm de diâmetro cada volta-

Estou fora do país mas quando regressar durante a semana já tenho
“entretimento” a fazer este choque para a direcional de 6M, dipolos rígidos
dos 40M  e 12,17,30M, Explorer 14 e dipolo de fio da Diamond para os 40 e
80m ( que por si também já tem balun).

Mais uma vez os meus agradecimentos pelo esclarecimento-

73’s

CT1EWA - Paulo Santos

Apartado 415

2430-905 Marinha Grande, Portugal

QTH Locator : IM59NS

CQ Zone: 14  /  ITU Zone: 37

ARAL#37, ODXG-Founder member, EPC#5619 / PT10,  30MDG#1693, REP#995