ARLA/CLUSTER: O "calcanhar de Aquiles" dos PLC?

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quarta-Feira, 13 de Outubro de 2010 - 22:13:32 WEST

Não colega Pedro...Nenhum fenomeno do Entroncamento
Como sabe, as lampadas de vapor de sódio ou de mercurio entre outras, são
chamadas lâmpadas de descarga. Ou seja: dentro dessas mesmas lampadas
formam-se arcos a 50 Hz/s (que excitam os atomos do gaz) através do gás
provocando um impulso quadrado a 50Hz. Nestas lampadas a condução de energia
através do gas é "tudo ou nada". Como esse impulso é quadrado devido à soma
de todas as harmónicas, então temos que o ruido electromagnético provocado
pelas lâmpadas de descarga, quando existe alguma anomalia nelas, pode chegar
a VHF. Tão simples quanto isso.

73 de CT4RK